Comércio exterior é tema da nova série especial do Portal da Indústria

Série vai falar sobre a crise econômica internacional, o peso das manufaturas nas vendas externas, a dificuldades para exportar e o Reintegra

Na primeira reportagem da série, empresários e economistas alertam: além da crise econômica internacional e do câmbio valorizado, o alto custo de se produzir no Brasil leva à perda de mercados externos.

No segundo dia, o consultor Welber Barral, ex-secretário de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), classifica o recuo do peso das manufaturas nas vendas externas brasileiras como "reprimarização" das exportações. Ou seja, a prevalência dos produtos primários. Como era no passado.

Na sequência, dificuldades para exportar reduzem o número de empresas brasileiras que atuam nesse setor. Levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI), com base em dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, revela que mil empresas deixaram de exportar entre 2011 e 2012.

E para encerrar, Roberto Gianetti da Fonseca, diretor da Fiesp, sugere que o governo adote, de forma definitiva, o programa de devolução de parte dos impostos cobrados na cadeia de produção. Ele se refere ao Reintegra, Regime Especial de Reintegração de Valores Tributários para as Empresas Exportadoras.

Abaixo, link para as reportagens da série. Acompanhe:

Relacionadas

Leia mais

CNI defende menos burocracia e tributos para recuperar competitividade do comércio exterior
Ministro defende facilitação do comércio exterior para micro e pequena empresa
Indústria se reúne para discutir competitividade e crescimento

Comentários