CNI realiza programa para inserir empresárias brasileiras no comércio eletrônico internacional

Iniciativa, com foco em empresas lideradas por mulheres, vai oferecer mentoria ao longo de sete meses. A primeira ação do programa será no dia 26 de outubro, com um workshop online

imagem colorida de mulheres, negra e branca, olhando notebook em um escritório

Já estão abertas as inscrições para o workshop Mulheres Globais - E-commerce como Estratégia de Expansão, realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com a Apex Brasil.

Gratuito, o evento acontecerá no dia 26 de outubro, em formato virtual, e faz parte do Programa Mulheres no E-commerce Internacional – que oferecerá mentoria para 40 empresárias ao longo de sete meses.

O objetivo é promover o e-commerce e ampliar os negócios internacionais de empresas lideradas por mulheres, com foco em executivas dos setores de vestuário, têxtil, calçados, joias, cosméticos, alimentos e bebidas.

Mais uma iniciativa da Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN), o programa não foi lançado por acaso.

De acordo com o estudo Mulheres no Comércio Exterior, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), a parcela de empresas exportadoras e importadoras de propriedade majoritariamente feminina é muito menor do que a de homens – apenas 14% das exportadoras e 13% das importadoras.

Iniciativa potencializa o empreendedorismo feminino

Para a gerente de Internacionalização da CNI, Sarah Saldanha, a aceleração do comércio eletrônico internacional nos últimos anos traz uma oportunidade para aumento do faturamento e volume de vendas, valorização do trabalhador, possibilidade de atingir novos mercados e flexibilidade para as mulheres impulsionarem o crescimento das empresas.


“Uma iniciativa focada em empresas brasileiras lideradas por mulheres é fundamental para incentivar ainda mais o empreendedorismo feminino na indústria, e as oportunidades vão muito além das internas. Com o programa, queremos ajudar essas líderes a construir estratégias de comércio eletrônico para atuarem com sucesso, também, fora do país”, explica Sarah.


Dividido em etapas, programa vai durar sete meses 

Ao longo dos próximos meses, o programa será realizado em fases e, ao final, 40 empresas estarão conscientizadas para atuar no e-commerce internacional. Cada instituição atendida receberá, além dos conteúdos do workshop e das mentorias, o próprio plano de negócios para comércio internacional.

No próximo dia 26, o workshop Mulheres Globais - E-commerce como Estratégia de Expansão dará início às ações do programa. Ao realizarem a inscrição, as empresárias interessadas poderão participar deste e do evento seguinte, um segundo encontro híbrido em 7 de novembro.

Os eventos contarão com a presença de profissionais engajadas no e-commerce e no comércio exterior.

No total, serão quatro horas de conteúdo exclusivo, em cada workshop, divididas em duas jornadas: e-commerce como estratégia para expansão dos negócios internacionais e casos de destaque no e-commerce internacional.

O intuito é que as participantes possam desenvolver competências organizacionais em gestão, produtos, marketing digital e comercialização com foco no mercado digital.

A mentoria será realizada com as 40 empresas selecionadas após diagnóstico da ApexBrasil. Nesta fase, serão realizadas seis horas de mentoria virtual – divididas em dois grupos de 20 –, que conseguirão construir modelos de negócios aptos a atuarem no comércio internacional digital.

Conheça a Rede CIN

Coordenada nacionalmente pela CNI, a Rede CIN promove a internacionalização das empresas brasileiras por meio de um conjunto de serviços customizados às necessidades.

Presente nas 26 federações de indústria dos estados e do Distrito Federal, a iniciativa conta com especialistas de comércio exterior que desenvolvem soluções encadeadas e complementares para os diversos níveis de maturidade das empresas brasileiras. Quer saber mais? Acesse o canal da Rede CIN.

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