CNI promove discussão sobre comércio entre Brasil e países árabes

O 1º Fórum Econômico Brasil - Países Árabes foi realizado pela CNI e pela Câmara de Comércio Árabe-Brasileira e reuniu representantes de 22 países da Liga Árabe

“Espero que o comércio entre Brasil e países árabes possa crescer ainda mais"- Robson Braga de Andrade

A relação econômica entre o Brasil e os países árabes foi discutida nesta quarta-feira (4), na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI) em Brasília (DF). O encontro, que faz parte das comemorações da semana árabe no Brasil, reuniu representantes de 22 países da Liga Árabe. O primeiro Fórum Econômico Brasil - Países Árabes foi realizado pela CNI e pela Câmara de Comércio Árabe-Brasileira.

No discurso de abertura, o presidente da CNI destacou que o evento é uma importante iniciativa de aproximação entre os países. Robson Braga de Andrade também ressaltou a influência árabe presente no Brasil nas manifestações culturais, na culinária e nas negociações comerciais que se intensificaram a partir da década de 70. Ele ressaltou ainda que agora em 2013, até o mês de outubro, o comércio entre o Brasil e os países árabes movimentou U$ 21 bilhões.

No entanto, o dirigente da CNI ressaltou que esse montante está abaixo do potencial econômico. “O Brasil precisa melhorar a competitividade. Nesse sentido, essa parceria é muito positiva. E estou certo de que teremos sucesso nessa empreitada. Espero que o comércio entre os nossos países possa crescer ainda mais”, finalizou.

SEM BARREIRAS - Pra facilitar esse crescimento, empresários de vários setores discutiram os obstáculos na ampliação do comércio e como eliminar essas barreiras. Investimentos dos brasileiros nos países árabes e dos árabes no Brasil, além do turismo, também foram abordados.

De acordo com o especialista em Política e Indústria da CNI, Fabrizio Panzini, o agronegócio é o setor brasileiro que mais exporta para os países árabes. “O desafio do Brasil é justamente agregar valor a essa pauta de exportação. Mas a relação entre brasileiros e árabes vai muito além. É o caso da relação de investimentos no setor financeiro e na construção civil”, destacou.

O gerente de exportações para países árabes e África, do grupo JBS - Friboi , Rada Saleh, confirmou a vantagem do agronegócio na relação com os árabes. Ele disse que nos primeiros noves meses de 2013 o crescimento nas exportações foi de 23%, em relação a 2012. Mas, segundo Saleh, o Brasil enfrenta problemas na região por conta de barreiras sanitárias. “Nosso rebanho não tem problemas de sanidade, do contrário não estaria crescendo”, afirmou. Outro ponto apontado por Rada é a questão tarifária, já que alguns países têm elevados impostos de importação sobre a carne brasileira.

O presidente da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, Marcelo Sallum, ressaltou que o comércio entre brasileiros e árabes aumentou 400% desde 2001. E ele reconhece que é possível ampliar essas negociações. Em entrevista a Agência CNI de Notícias, Sallum falou sobre algumas mudanças que precisam ser feitas pelo Brasil e pelos países da Liga Árabe. Ouça, clicando aqui.

RELATÓRIO - Um documento sobre os assuntos discutidos no evento será encaminhado ao governo brasileiro, inclusive com propostas para melhorar as relações comerciais.

Relacionadas

Leia mais

Exportações brasileiras crescem acima da média mundial
CNI defende abertura comercial, redução de barreiras às exportações e investimentos brasileiros no exterior
Facilitação do comércio exterior ainda é desafio à competitividade das exportações

Comentários