Cinco empresas brasileiras são exemplos de sucesso em reunião do B20

CNI levou para a Cúpula Empresarial do G20, que reúne principais associações empresariais do mundo, projetos das startups Epistemic, I4Sea e Nexxto e das empresas Natura e Stefanini alinhados com os objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) levou cinco casos de empresas brasileiras comprometidas com os objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) para a reunião do B20, a Cúpula Empresarial do G20. Esse grupo é formado pelas principais associações empresariais do mundo. Juntas, elas representam 21 milhões de pequenas, médias e grandes companhias.

“Além de discutir e preparar posicionamentos sobre as prioridades da indústria em diversas áreas, como comércio e investimentos, a CNI contribuiu também com exemplos que demonstram o enorme potencial e a inovação de ponta da indústria brasileira”, explica a gerente de Política Comercial, Constanza Negri.

Foram apresentados: o programa de Carbono Neutro da Natura; uma solução agrícola da Stefanini que permite gerenciar dados das necessidades hídricas das plantas e a redução de 30% no gasto com energia elétrica; um protótipo que consegue identificar o início de convulsão da Epistemic; uma solução para reduzir desperdícios de alimentos e medicamentos na cadeia de distribuição da Nexxto; e um software para reduzir o custo e aumentar a produtividade dos portos da I4Sea. 

O resultado fará parte do documento de recomendações políticas que o B20 entregará aos chefes de Estados do G20, que se encontram em 28 e 29 de junho, também no Japão. Os japoneses criaram o conceito de Sociedade 5.0, para traduzir o que chamam de Sociedade Criativa, que seria o caminho para onde o mundo estaria se movendo. Essa quinta etapa surge após a Sociedade da Caça, Sociedade Agrária, Sociedade Industrial e Sociedade da Informação. Para os membros do B20, o desafio é que a digitalização opere mudanças não apenas na economia, mas na própria sociedade com a criação de novos valores.

CONHEÇA OS CASOS BRASILEIROS QUE SERÃO LEVADOS PARA O G-20

Epistemic

A empresa produziu protótipo capaz de prever possíveis ocorrências de ataques epilépticos no curto prazo. Trata-se de um dispositivo com dois detectores não-invasivos localizados discretamente na cabeça do usuário. Esses detectores enviam sinais constantes para o dispositivo e caso o sistema identifique a aproximação da convulsão, automaticamente o dispositivo envia um alerta para o paciente e para um cuidador.

I4Sea

A empresa desenvolveu o i4cast, software que recebe alia informações de alta precisão sobre o oceano, clima e dimensões das embarcações, para dar suporte aos terminais portuários sobre os melhores momentos para operações de navegação, embarque, desembarque e abastecimento commais segurança. No terminal de Salvador, na Bahia, o software permitiu o embarque mais seguro de 1.000 contêineres desde 2017. No porto de Cotegipe, na Bahia, o software permitiu aumentar em 4 vezes a disponibilidade de janelas para operar navios.

Natura

O Programa Carbono Neutro estabeleceu, em 2013, a redução de um terço das emissões até 2030, o que representou 480 mil toneladas de CO2 que deixaram de ser emitidas. Esse valor seria equivalente às emissões decorrentes de 83 mil voltas de carro ao redor da Terra.

Como parte de nossa Visão de Sustentabilidade 2050, a empresa assumiu o compromisso de reduzir outros 33% das emissões relativas de GEE até 2020. A Natura usa uma calculadora alinhada a um software que mede o impacto ambiental de um produto enquanto ele ainda está em fase de desenvolvimento, considerando ainda características como potencial de reciclagem, ciclo de vida e ingredientes.

Nexxto

Solução para reduzir o desperdício de alimentos e medicamentos ao longo da cadeia de distribuição Consiste em uma rede de pequenos sensores, sem fio e alimentados por uma bateria que monitora em tempo real a temperatura e umidade do produto. Esse sensor alerta o usuário via SMS, e-mail ou whatsapp, quando há risco de desperdícios. O usuário pode acompanhar o status dos produtos e automatizar relatórios para cumprir com o controle de de normas de qualidade

Stefanini

Hydrocontroll utiliza sistema de gestão e inteligência conectado às áreas irrigadas, gerencia dados sobre as necessidades hídricas das plantas e informações agrometeorológicas e otimiza o consumo de energia. O emprego da solução pode reduzir o gasto com energia elétrica em até 30% nas áreas irrigadas, com redução no uso de fertilizantes e de doenças em plantas e aumento de produtividade.

Relacionadas

Leia mais

Aplicativo da coalizão empresarial B20 reúne informações, prioridades e agenda dos países do G20
Empresários do B20 defendem que seus países adotem regras comuns na economia digital
Comitiva do B20 e empresários brasileiros discutem propostas para estimular o crescimento global

Comentários