Chefes de Estado do BRICS se comprometem com agenda comum

Líderes políticos dos cinco países fizeram o encerramento do evento que reuniu representantes do setor privado de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul

Os chefes de Estado dos países do BRICS se comprometeram, nesta quarta-feira (13), a trabalhar em cooperação para garantir não apenas o crescimento de suas economias ao longo dos próximos anos, mas também para que esse desempenho seja focado nas novas tecnologias da indústria 4.0 e em áreas como economia digital e economia verde.

Durante o fechamento do Fórum Empresarial do BRICS, em Brasília, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que o encontro foi uma oportunidade de estreitamento de contato com lideranças do setor produtivo em prol de uma aproximação econômica entre os cinco países do grupo. Ele disse ainda que, muitas vezes, os países são um cartão de visita um para o outro para permitir um ambiente de comércio mais profundo e diversificado.

“O governo brasileiro tem feito o seu dever de casa para tornar o Brasil cada vez mais atraente para negócios. Agendas de reformas que estavam há décadas esperando por uma solução o nosso governo vem tornando uma realidade”, afirmou Bolsonaro, que ressaltou que o Brasil começou a abrir o seu mercado para o mundo com medidas concretas.“O Brasil ainda tem um caminho a percorrer. Novas reformas se apresentam para nós para que possamos ter a certeza de que o ambiente de negócios no Brasil cada vez se torne mais atrativo”, disse o presidente do Brasil.

Para a Confederação Nacional da Indústria (CNI), responsável pela Secretaria-Executiva da Seção Brasileira do Conselho Empresarial do BRICS, o Fórum Empresarial dos Brics é uma oportunidade de avançar em temas com impacto transversais entre os cinco países, cujas economias têm características particulares. "O BRICS é importante para a indústria, especialmente do ponto de vista de comércio e de investimento. Por isso, mantemos nove grupos de trabalho formados por grandes empresas em temas essenciais para ampliar nossas relações, como economia digital, desregulamentação e infraestrutura. Neste ano, o Conselho Empresarial dos BRICS apresentou 23 propostas de ações conjuntas entre os governos para facilitar o comércio e ampliar investimentos em infraestrutura e energia", disse o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade. 

INOVAÇÃO - O presidente da Rússia, Vladimir Putin, avaliou que os países dos BRICS podem contribuir para aumentar o crescimento global, mas, para isso, devem superar atitudes protecionistas e barreiras alfandegárias. “Queremos fortalecer o comércio com os países do BRICS, revitalizar nossas parcerias empresariais e fortalecê-las até 2025. Também deveríamos planejar nossas metas para nossos países e para investimentos. Queremos acolher todas as ideias  inovadoras que forem apresentadas no CEBRIS”, disse Putin.  A Rússia assume a presidência dos BRICS em 2020. 

O presidente da China, Xi Jinping, por sua vez, afirmou que os países conseguiram um maior grau de cooperação devido à integração e o desenvolvimento comercial e econômico dos países. “A comunidade empresarial é a força motriz da comunidade BRICS”, destacou Xi Jinping. “As circunstâncias atuais tornam muito relevante para todos a realização desse Fórum Empresarial para facilitar os investimento, a inovação e desenvolvimento da infraestrutura.”

DESAFIOS COMUNS - Para o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, as discussões no Conselho Empresarial do BRICS, com assuntos que vão desde as oportunidades em economia digital até o fortalecimento da indústria de cada país, refletem não só os desafios prementes dos cinco países, mas também suas maiores oportunidades. “Esse engajamento no conselho é vital para encontrarmos um denominador comum para enfrentar desafios comuns”, disse.

Já o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, disse que, apesar da crise econômica mundial, os países do BRICS conseguiram tirar milhões de pessoas da pobreza, além de alcançar sucesso em tecnologia e inovação ao longo dos últimos anos. “Agora, esse fórum constitui uma boa plataforma para discutirmos a direção de esforços futuros. Facilitar a cooperação empresarial dentro do BRICS melhorará nossos fluxos comerciais mútuos e de investimentos”, disse.

Modi solicitou ao Conselho Empresarial do BRICS a realização de um estudo sobre iniciativas e sobre os setores empresariais prioritários para os países do grupo ao longo dos próximos 10 anos. “Com isso, poderemos criar um projeto para a cooperação intra-BRICS”, afirmou.

Relacionadas

Leia mais

Biotecnologia e conectividade para indústria 4.0 são prioridades do Conselho Empresarial do BRICS
Líderes empresariais defendem medidas para melhor cooperação entre países do BRICS
Empresários do BRICS apresentam 23 propostas para ampliar o comércio e facilitar investimentos

Comentários