O Fórum Empresarial Global para o G20, o Bussiness 20 (B20 Brasil), preparou uma programação especial para a Cúpula do G20 Social – grupo que reúne os 13 fóruns de engajamento do G20 Brasil. O fórum G20 Social antecede a reunião de cúpula do G20 e será no Rio de Janeiro, Praça Mauá, de 14 a 16 de novembro.
O G20 Social mostrará os trabalhos desenvolvidos ao longo deste ano pela sociedade civil e movimentos sociais, com um panorama da troca de experiências entre os agentes não-governamentais envolvidos no G20 Brasil.
Os painéis do B20 são em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI) e serão apresentados nesta quinta (14), com o objetivo de fortalecer a conexão entre o desenvolvimento econômico sustentável e a responsabilidade social.
O grupo também divulgará os legados do fórum empresarial para estimular a cooperação e o aprendizado conjunto no enfrentamento dos desafios globais contemporâneos.
Entre os nomes confirmados estão o fundador do Favela 20, Rene Silva, e a head de Direitos Humanos na Natura, Marina Leal.
Os debates acontecem no Espaço Kobra, no Pier Mauá, a partir das 9h, com foco em como preparar a nova geração para o futuro do trabalho e estratégias e ações que promovem a inclusão social e igualdade de oportunidades no setor privado.
Além do B20, o G20 Social conta com os seguintes grupos de engajamento: C20 (sociedade civil); T20 (think tanks); Y20 (juventude); W20 (mulheres); L20 (trabalho); U20 (cidades); S20 (ciências); Startup20 (startups); P20 (parlamentos); SAI20 (tribunais de contas); e os mais novos J20 (cortes supremas) e O20 (oceanos).
G20
O encontro principal do G20 está marcado para os dias 18 e 19 de novembro. Os eventos ligados ao encontro começam nesta terça-feira (12) e vão até sábado (16). O G20 é o fórum de cooperação econômica das 19 maiores economias do mundo, mais a União Europeia e, desde 2023, a União Africana.
O G20 é realizado em ciclos de um ano e a presidência anual é rotativa. Essa é a primeira vez que o evento acontece no Brasil.
Documento conjunto será entregue ao presidente Lula
"A Cúpula do G20 Social representa um momento fundamental para debater as contribuições de diferentes atores para a agenda de desenvolvimento econômico e sustentável. Esse processo é uma oportunidade única de refletir sobre as políticas necessárias para promover a sustentabilidade e reduzir as desigualdades sociais, deixando um legado duradouro para o nosso país e para a África do Sul, país que será sede do G20 em 2025", ponderou a sherpa do B20 Brasil, Constanza Negri.
Ao longo de 2024, cada grupo social organizou reuniões focadas em temas específicos e elaborou documentos denominados Communiqué, contendo sugestões e propostas que serão discutidas durante a Cúpula do G20 Social. Ao final do evento, um documento conjunto será redigido para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que o apresentará na reunião do G20 com os líderes globais.
Confira a programação do B20 no evento:
O B20 Brasil 2024
O B20 é o fórum de diálogo mundial que conecta a comunidade empresarial aos governos do G20, com mais de mil representantes do setor privado dos países membros. A edição brasileira, coordenada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), reúne sete forças-tarefas e um conselho de ação e é liderada pelo chair Dan Ioschpe e pela sherpa Constanza Negri.
Os grupos de trabalho são formados por empresários brasileiros e estrangeiros que elaboraram recomendações para oito forças-tarefas, com temas urgentes como transição energética, transformação digital e a promoção da inclusão e diversidade nos negócios
SERVIÇO
Cúpula G20 Social
Data: 14 a 16 de novembro
Horário: das 9h às 18h
Local: Praça Mauá - Rio de Janeiro/RJ
Credenciamento de imprensa: clique aqui