Tiradentes ganha sala de cinema

Inauguração da Sala do Centro Cultural Yves Alves, mantido pelo Sesi-MG, trará sessões de flmes durante o ano inteiro para a população de Tiradentes, inclusive algumas gratuitas

Uma das “mecas” do cinema brasileiro, Tiradentes, que abriga a Mostra de Cinema de Tiradentes desde 1998, ainda não tinha uma sala de cinema digna do nome. A espera acabou na última quinta-feira (27), com a inauguração da Sala do Centro Cultural Yves Alves, mantido pelo Sesi-MG no centro da cidade, na Rua Direita, e contou com a presença de Raul von Sperling, superintendente do Sesi e Cláudio Marcassa, gerente de controle e acompanhamento de produtos. A estreia foi com a exibição para convidados do filme brasileiro “Vou rifar meu coração”, que fala sobre a influência da música romântica popular, também conhecida como brega. “O Sesi tem orgulho de entregar a Tiradentes, que é um polo cinematográfico, esta sala equipada com o que há de mais moderno. Com isso, a população vai assistir a filmes não somente durante a mostra, mas durante o ano inteiro, inclusive em sessões gratuitas”, comemorou o gerente de cultura do Sesi, Thiago Maia.

Na verdade, o que aconteceu foi uma reinauguração, já que o espaço, que funciona desde 2008, foi totalmente reformado e recebeu equipamentos de última geração. O Sistema Fiemg, através do Sesi, comprou um projetor Full HD, Blue-Ray, tela de projeção específica para o cinema, com 3,4m de altura por 6,05m de largura e mais oito caixas acústicas amplificadas, entre outros aparelhos. A sessão de abertura da sala foi seguida por um coquetel que teve a participação de atores da cidade fantasiados de personalidades do cinema, como Marilyn Monroe, Carmem Miranda e Charlie Chaplin.

Um dos projetos que vão sair do papel com a nova sala é o Cine-expressão. Com ele, crianças e jovens de Tiradentes e região assistirão a filmes selecionados, que serão seguidos por debates com especialistas no tema da obra. “Quero agradecer aos moradores de Tiradentes que nos ajudaram com suas críticas e sugestões. Quero lembrar que esse projeto não se limita à nova sala. Temos o Cine-expressão, que vai levar cultura aos alunos do Sesi e das escolas daqui e da região”, disse a gerente do Centro Cultural Yves Alves Flávia Frota de Souza.

A sala, com 120 lugares, vai oferecer sessões regulares de cinema às quintas e sextas-feiras, às 20 horas, cada dia com um filme diferente. A partir de novembro, uma vez por mês, terá uma sessão infantil aos domingos, às 15 horas.

A escola vai ao cinema

Por meio do projeto Cine-expressão – A Escola vai ao Cinema o Sesi levará ainda neste ano 1.200 crianças e jovens de escolas do Sesi e da rede pública da região, para assistir a uma programação abrangente que inclui sessões cine-escola, cine-debates, oficinas e seminários voltados para educadores e estudantes, unindo as linguagens cinema e educação como ferramentas de transformação social. “Em Tiradentes o cinema será uma ferramenta educacional para a construção da cidadania e um importante contato com a arte e a cultura”, reforça Maia.

Segundo a gerente do Centro Cultural Yves Alves, Flavia Frota, o trabalho de formar um público apreciador de cinema na cidade é permanente. “Já vínhamos trazendo alunos para o cinema, mas agora vamos oferecer mais recursos pedagógicos como as cartilhas educativas e debates sobre os filmes, voltados para o desenvolvimento da cidadania”, diz. 

Relacionadas

Leia mais

Nova associação defende os direitos autorais de diretores de cinema e audiovisual
Cine Sesi Cultural atrai público de 3,9 mil pessoas em Angélica
Cine Sesi Cultural finaliza 3ª etapa com 101,6 mil pessoas em 32 cidades

Comentários