SESI participa da Cidade dos Direitos da Criança e do Adolescente

A Cidade dos Direitos conta com uma estrutura de mais de 4.000 m² divididos em ambientes que representam uma cidade modelo, onde os direitos dos jovens são efetivados em todas as áreas

Brasília sedia de 11 a 14 de julho, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães,  a 9º Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do adolescente. Durante o evento haverá oficinas do Cozinha Brasil para jovens e apresentações dos alunos do projeto ViraVida.

A Cidade dos Direitos conta com uma estrutura de mais de 4.000 m² divididos em ambientes que representam uma cidade modelo, onde os direitos dos jovens são efetivados em todas as áreas.  São esperados mais de 5 mil estudantes do ensino fundamental e médio das escolas públicas e privadas de Brasília. A minicidade vai funcionar de 8h as 12h e das 13h às 17h, no Centro de Convenções de Brasília. “É uma cidade interativa com todas as leis sendo seguidas”, afirma a psicóloga do Conselho Nacional do SESI, Catarina Sabino.

O Conselho Nacional do SESI também participa da Cidade com os projetos Cozinha Brasil e ViraVida. O Cozinha Brasil consiste em reaproveitar todas as partes do alimento, pensando no valor nutritivo e no baixo custo dos ingredientes. Já o ViraVida, atende jovens entre 16 e 21 anos que sofreram abuso ou exploração sexual, acolhendo psicologicamente e preparando-os para o mercado de trabalho.

Na Cidade dos Direitos, as oficinas do Cozinha Brasil serão voltadas para crianças e adolescentes. O público infantil fará duas receitas: o Suco do Hulk (couve, limão e maracujá) e o Bolo Macaquito (que utiliza a casca da banana). Serão quatro oficinas por dia, durante todo o evento. “O objetivo é explorar o direito à alimentação adequada. De forma lúdica, os alunos vão aprender sobre nutrição, manipulação de alimentos e como fazer receitas de baixo custo”, afirma Ângela Peres, técnica do Conselho Nacional do SESI.

A participação do projeto ViraVida acontece na próxima quarta-feira, das 10h30 às 11h, com apresentações musicais dos alunos do projeto no Distrito Federal. O SESI também patrocina as Agências de Notícias Estaduais e o Educomunicador, que já formou mais de 400 adolescentes. A iniciativa ensinará os alunos a fazer o planejamento da cobertura, a levantar dados para produções (texto, ilustração, áudio, vídeo, fotografia), a montar jornal mural, TV de bolso, fotografia, site, rádio, fanzine (revista). Cerca de 60 alunos farão a cobertura da 9ª Conferência e alguns deles estarão presentes na produção jornalística do Seminário Nacional do Vira Vida, que acontece de 25 a 27 de julho.

Os ambientes da Cidade dos Diretos recebem nome de acordo com a sua funcionalidade. Haverá Prefeitura da Cidade dos Direitos; Plenarinho - Espaço Legislativo Casa dos Direitos; Casa dos Conselhos: Tutelar e de Direitos Escola Cidadã; Estação Educomunicação; Estação da Justiça e Cidadania: Defensoria, Juizado, Promotoria e Delegacia Especializada da Criança e do Adolescente; Espaço do SINASE; Disque 100; Praça dos Direitos; Espaço Sustentabilidade; Praça Esporte, Lazer e Energia; Arena Roda Vida; e Espaço Cultura e Diversidade. A minicidade é organizada pela Secretaria de Direitos Humanos e pelo o Conselho Nacional da Criança e do Adolescente (Conanda).

Relacionadas

Leia mais

Cozinha Brasil terá orientações específicas sobre alimentação saudável para crianças
Observatório de Educação da CNI faz lista com 15 dicas para incentivar leitura entre crianças
SESI apoia campanha de incentivo à doação para fundos da criança e do adolescente

Comentários