Parlamentares e representantes de governos conhecem na prática resultados do SESI e SENAI para o Brasil

Em evento, realizado em capitais do país nesta sexta-feira, 8 de junho, autoridades viram unidades educacionais e de tecnologia em funcionamento e conversaram com alunos, pais e empresários

Os visitantes interagiram com as atividades do Espaço Maker, em Blumenau (Santa Catarina)

Unidades do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) em todo o país receberam visita de deputados, senadores e de representantes de governos na última sexta-feira (8). Além de conhecerem o funcionamento de escolas e de institutos de inovação e de tecnologia, as autoridades conversaram com alunos, pais e empresários para saber de que forma SESI e SENAI fazem a diferença em suas vidas e para o Brasil. “Há mais de 70 anos, o SESI e o SENAI preparam cidadãos e profissionais capazes de lidar com os mais complexos desafios e que contribuem efetivamente para o desenvolvimento socioeconômico do país”, destacou Rafael Lucchesi, diretor-superintendente do SESI e diretor-geral do SENAI, em vídeo apresentado na cerimônia. 

Em Manaus, o ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, visitou a Escola SESI Dr. Francisco Garcia e ficou entusiasmado com a escola em tempo integral voltada a atender filhos de trabalhadores do polo industrial

Em Manaus, o ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, visitou a Escola SESI Dr. Francisco Garcia e ficou entusiasmado com a escola em tempo integral voltada a atender filhos de trabalhadores do polo industrial. A escola tem 1,7 mil crianças matriculadas do berçário ao 5º ano do ensino fundamental. “É preciso criar mais iniciativas como essa”, disse o ministro, que estava ao lado de parlamentares do Amazonas: o senador Omar Aziz e os deputados Conceição Sampaio (PSDB), Silas Câmara (PRB), Hissa Abrahão (PDT) e Pauderney Avelino (DEM).

O senador Dalírio Beber (PSDB/SC), que esteve na unidade de Blumenau, reconheceu que as atividades do SESI e do SENAI contribuem para o desenvolvimento econômico e social. “Aqui temos exemplos bem-sucedidos desse espírito comunitário. Santa Catarina é vanguardista em discutir de forma comunitária os problemas e as soluções. Os depoimentos proferidos nesta manhã são suficientes para que cada um de nós, em particular eu, se comprometa de forma definitiva com essas boas iniciativas”, declarou. 

Em Teresina, apresentações de pais e alunos emocionaram os visitantes. A deputada Iracema Portella (PP/PI) declarou que a qualidade dos estudantes formados por SESI e SENAI é a melhor demonstração do trabalho de excelência desempenhado pelas instituições. “O Sistema S exerce um excelente trabalho para a nossa população e aqui os números comprovam isso, temos que valorizar essas ações desenvolvidas pelo SESI e o SENAI e continuar com o trabalho”, destacou.

Em Boa Vista, a senadora Ângela Portela (PDT/RR), que há anos acompanha o trabalho do SESI e SENAI, elogiou a eficiência e a transparência das instituições. “Sou uma admiradora da eficiência do trabalho do SESI e do SENAI porque sempre valorizei muito a educação e o trabalho de educação profissional que o Sistema faz, é brilhante e tem resultados concretos”, assinalou.

Galeria de fotos:

BOA AVALIAÇÃO – O SESI e o SENAI, presentes em 2,7 mil municípios brasileiros, têm avaliação positiva da população. De acordo com pesquisa Ibope de setembro do ano passado, 92% dos brasileiros aprovam a atuação do SENAI. Esse índice é de 89% para o SESI. Atualmente, há 25 Institutos SENAI de Inovação, 57 Institutos SENAI de Tecnologia e oito Centros de Inovação do SESI, que apoiam empresas no desenvolvimento de soluções para a Indústria 4.0. Só o SENAI realiza anualmente mais de 1,3 milhão de ensaios laboratoriais e atende quase 20 mil empresas em serviços técnicos e tecnológicos.

Maior complexo de educação profissional e serviços tecnológicos das Américas, o SENAI formou ao longo de sua história mais de 73 milhões de trabalhadores. Anualmente, a entidade realiza mais de 2,3 milhões de matrículas na educação profissional.

Reconhecida pela excelência de seu processo educacional, a instituição conquistou, em 2015, o primeiro lugar e, em 2017, a segunda posição na Worldskills, a maior competição de profissões técnicas do mundo. Equipes do SENAI ficaram à frente de equipes da Coreia do Sul, Suíça, Alemanha, Estados Unidos, Japão e França nesta que é considerada a maior competição internacional de educação profissional.

O SESI está entre as instituições com melhor desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), conhecido como Prova Brasil, de acordo com estudos dos especialistas Fernando Abrucio, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Naércio Menezes, do Insper, e Rubem Klein, consultor da Fundação Cesgranrio. Anualmente, a instituição beneficia mais de 1,2 milhão de pessoas em educação básica, continuada e em ações educativas e mais de 4 milhões de pessoas com serviços de segurança e saúde no trabalho. Recentemente, equipes de alunos do SESI foram campeões no Torneio Mundial de Robótica, realizado nos Estados Unidos, com participação de equipes de 60 países.

TRANSPARÊNCIA – Informações sobre a gestão do SESI e do SENAI estão disponíveis para toda sociedade nos sites de Transparência do SESI ou do SENAI. Nessas páginas, hospedadas nos sites das instituições, estão publicados dados sobre orçamentos, balanços contábeis, pareceres de auditores independentes, licitações, editais, relatórios de atividades e a infraestrutura existente, entre outros.

Essas instituições, que passam por várias auditorias e fiscalizações, são consideradas referências por órgãos fiscalizadores, como o Tribunal de Contas da União (TCU) e a Controladoria-Geral da União (CGU), pela forma transparente e clara que disponibilizam dados e informações para a população.

O QUE ELES DISSERAM:

André Amaral (PROS/PB) – deputado federal
“Temos um carinho pelo SESI e SENAI e sabemos sobre a importância social dessas instituições. Somos 42 milhões de jovens brasileiros de 15 a 29 anos. Precisamos mudar a lógica de que precisamos ser servidores públicos ou funcionários de alguém. Essa profissionalização oferecida por essas entidades dá oportunidade ao empreendedorismo. O fortalecimento desse sistema é o fortalecimento do futuro, para mudar a vida do jovem brasileiro.”

Arnaldo Faria de Sá (PP/SP) – deputado federal
“Muitos ainda não sabem sobre a importância do Sistema S. Essa luta é desde a Constituinte de 1988. A educação do SESI e SENAI é de qualidade. Oxalá se a educação brasileira fosse igual ao do Sistema S. Essa mobilização é extremamente importante.” 

Efraim Filho (DEM/PB) – deputado federal
“O SESI e o SENAI conseguem potencializar a vocação de muitos jovens que buscam no mercado de trabalho uma oportunidade nesse cenário acirrado e competitivo. A educação profissional adequada faz a diferença. Os recursos destinados a essas entidades são bem aplicados e investidos naquilo que realmente importa: o futuro da nova geração brasileira.”

Vitor Lippi (PSDB/SP) – deputado federal
“O SESI e o SENAI, bem como todas as entidades do Sistema S, têm feito muito pelo Brasil. Têm feito a diferença não apenas ajudando os trabalhadores, suas famílias e as empresas, mas fortalecendo o empreendedorismo e melhor qualificando a mão-de-obra para nossas empresas com foco  no desenvolvimento econômico e social do nosso país.”

ALGUNS NÚMEROS DO SESI E DO SENAI...

SENAI
73,7 milhões de alunos formados desde 1942
541 unidades fixas e 452 unidades móveis, sendo 2 barcos escola
25 Institutos SENAI de Inovação
57 Institutos SENAI de Tecnologia

Em 2017:
2,3 milhões de matrículas na educação profissional
Mais de 20 mil indústrias atendidas
1,3 milhão de ensaios laboratoriais realizados

SESI
505 escolas
114 unidades fixas e 539 unidades móveis para atendimentos de saúde
8 Centros de Inovação para desenvolvimento de tecnologias voltadas à segurança e saúde no trabalho

Em 2017:
Mais de 1,2 milhão de pessoas matriculadas em educação básica, continuada e em ações educativas 
50 mil indústrias atendidas
4 milhões de pessoas beneficiadas com serviços de segurança e saúde no trabalho
2 milhões de pessoas atendidas em ações de promoção da saúde
3,9 milhões de participantes e expectadores em eventos culturais em 2017
1,8 milhão de atendimentos prestados em ações comunitárias

Saiba mais sobre o SESI e SENAI no site especial #SEMPRESESISENAI.

Relacionadas

Leia mais

Parlamentares e representantes de órgãos fiscalizadores visitarão unidades do SESI e SENAI
Carreiras técnicas garantem salários atrativos
SESI Viva+ apoia empresas na gestão estratégica de segurança e saúde no trabalho

Comentários