Parlamentares e representantes de órgãos fiscalizadores visitarão unidades do SESI e SENAI

Evento realizado em todas as capitais do país nesta sexta-feira (8), mostrará unidades educacionais e de tecnologia em funcionamento. Alunos e empresários falarão sobre importância das instituições

Alunos do Ensino Médio do SENAI, em Santa Catarina

Unidades do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) em todas as capitais do país receberão, nesta sexta-feira (8), visita de parlamentares e de representantes de órgãos de fiscalização. O evento mostrará unidades de educação e tecnologia em funcionamento. Além disso, as autoridades poderão conversar com alunos, familiares e empresários, que falarão sobre a importância dessas instituições para suas vidas e para o Brasil. 

O diretor-superintendente do SESI e diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi,explica que essas instituições estão sempre abertas ao diálogo e a mostrar a representantes da sociedade, de forma transparente, o papel relevante que exercem na oferta de educação de qualidade e no desenvolvimento tecnológico da indústria. “Há mais de 70 anos, o SESI e o SENAI preparam cidadãos e profissionais capazes de lidar com os mais complexos desafios e que contribuem efetivamente para o desenvolvimento socioeconômico do País”, destaca. 

Essas entidades, que estão presentes em 2,7 mil municípios brasileiros, têm avaliação positiva da população. De acordo com pesquisa Ibope de setembro do ano passado, 92% dos brasileiros aprovam a atuação do SENAI. Esse índice é de 89% para o SESI. Segundo Lucchesi, o Brasil não teria feito a revolução industrial que fez no século 20, com inclusão social, sem o amplo apoio dessas instituições. “Atualmente, o SESI e o SENAI são imprescindíveis para o enfrentamento dos desafios da quarta revolução industrial, que já está em curso e exige a constante adequação de empresas e trabalhadores às novas tecnologias e a mercados cada vez mais competitivos.”

Atualmente, há 25 Institutos SENAI de Inovação, 57 Institutos SENAI de Tecnologia e oito Centros de Inovação do SESI, que apoiam empresas no desenvolvimento de soluções para a Indústria 4.0. Só o SENAI realiza anualmente mais de 1,3 milhão de ensaios laboratoriais e atende quase 20 mil empresas em serviços técnicos e tecnológicos.

EDUCAÇÃO – Maior complexo de educação profissional e serviços tecnológicos das Américas, o SENAI formou ao longo de sua história mais de 73 milhões de trabalhadores. Anualmente, a entidade realiza mais de 2,3 milhões de matrículas na educação profissional. Reconhecida pela excelência de seu processo educacional, a instituição conquistou, em 2015, o primeiro lugar e, em 2017, a segunda posição na Worldskills, a maior competição de profissões técnicas do mundo. Equipes do SENAI ficaram à frente de equipes da Coreia do Sul, Suíça, Alemanha, Estados Unidos, Japão e França nesta que é considerada a maior competição internacional de educação profissional.

O SESI está entre as instituições com melhor desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), conhecido como Prova Brasil, de acordo com estudos dos especialistas Fernando Abrucio, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Naércio Menezes, do Insper, e Rubem Klein, consultor da Fundação Cesgranrio. Anualmente, a instituição beneficia mais de 1,2 milhão de pessoas em educação básica, continuada e em ações educativas e mais de 4 milhões de pessoas com serviços de segurança e saúde no trabalho. Recentemente, alunos do SESI de Americana (SP) venceram o principal torneio de robótica do mundo, o World Festival, realizado nos Estados Unidos, com participação de equipes de vários países.

TRANSPARÊNCIA – Informações sobre a gestão do SESI e a gestão do SENAI estão disponíveis para toda sociedade nos sites de transparência.  Nessas páginas, hospedadas nos sites das instituições, estão publicados dados sobre orçamentos, balanços contábeis, pareceres de auditores independentes, licitações, editais, relatórios de atividades e a infraestrutura existente, entre outros.

Essas instituições, que passam por várias auditorias e fiscalizações, são consideradas referências por órgãos fiscalizadores, como o Tribunal de Contas da União (TCU) e a Controladoria-Geral da União (CGU), pela forma transparente e clara que disponibilizam dados e informações para a população.

SAIBA MAIS - Veja os detalhes sobre a atuação do SESI e do SENAI

Relacionadas

Leia mais

Realidade Aumentada transforma ensino do SENAI
Tem vaga! Cursos do SENAI abrem inscrições em todo o Brasil
VÍDEO: Veja como a Ação Global pode mudar a vida das pessoas

Comentários