IEL anuncia vencedores do Prêmio Inova Talentos 2016

Na categoria Equipe Destaque, os vencedores foram Vivian Machado (bolsista), Jazon Barros (tutor) e Lucimara do Nascimento (profissional do IEL)

O Inova Talentos incentiva a aproximação entre a indústria e as universidades

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) anunciou nesta quinta-feira (27) os ganhadores do Prêmio Inova Talentos 2016, em solenidade realizada em Salvador. Na categoria Equipe Destaque, os vencedores foram Vivian Machado (bolsista), Jazon Barros (tutor) e Lucimara do Nascimento (profissional do IEL), da empresa Robert Bosch, do Paraná. O grupo desenvolveu um sistema para motores de caminhões e ônibus que substitui parte do diesel por gás natural, mantendo a performance e a durabilidade do veículo original.

“O projeto Inova Talentos é fantástico. Dá possibilidade para estudantes desenvolverem pesquisas em tecnologia em grandes indústrias e vivenciarem como funciona a prática no dia a dia. Super indico o Inova Talentos. É uma excelente oportunidade para você se inserir no mercado de trabalho, aprender mais e se desenvolver profissionalmente”, frisou  Vivian Machado.

Já o grande vencedor do Artigo Destaque foi Felipe de Souza Mazuco, da empresa Mahle Metal Leve SA, de São Paulo. No trabalho premiado, ele relata a contribuição que deu para um processo de jateamento de alta velocidade com micropartículas cerâmicas, que resultou no aumento da resistência dos componentes de motores.

A diretora de Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI) , Gianna Sagazio, destaca a importância do projeto para a integração de jovens talentos com empresas inovadoras. “O Inova Talentos é o testemunho vivo da capacidade dos profissionais e das empresas brasileiras de desenvolver práticas diretamente vinculadas à inovação. As experiências vencedoras demonstram claramente que o futuro da indústria brasileira reside, mais do que nunca, na agenda da ciência e da inovação”, destacou.

Nesta edição, o prêmio avaliou 35 equipes em relação à organização do projeto, qualidade do plano de trabalho, relacionamento do pesquisador e realização de cursos ao longo do programa. A equipe vencedora participará de uma missão internacional. A 2ª colocada ganhou um curso de educação e a 3ª, um ultrabook.

Na categoria artigos, 19 candidatos participaram da avaliação que levou em conta o conteúdo voltado para a inovação, a originalidade, relevância do tema, qualidade da metodologia e conexão do assunto proposto com o plano de trabalho executado no programa. O vencedor também participará de uma missão internacional. Veja a lista dos vencedores do Prêmio Inova Talentos:

1º Lugar – Vivian Machado, Jazon Barros e Lucimara do Nascimento (Bosch-PR)
2ª Lugar - Fernando Dellacqua Cristo, Bruna Godoi Meirelles e Rodrigo Suzuki (Votorantin-SP)
3º Lugar - Alana Kelly Santos Silva, Patric Andrade Piton e Martha Oliveira Muricy (Maquin-BA)

1º Lugar - Felipe de Souza Mazuco (Mahle)
2º Lugar - Leila Ipar Gobus (Gerdau)
3º Lugar - Dayane Stefany Ferreira (Premier)

INOVA TALENTOS – Criado em 2013 para estimular a inovação nas empresas, o Inova Talentos incentiva a aproximação entre a indústria e os centros de pesquisa das universidades para a transformação das pesquisas em negócios, produtos e serviços.

Em um primeiro momento, o programa seleciona projetos de inovação das empresas e institutos interessados em receber profissionais. Em seguida, bolsistas, jovens profissionais com até três anos de formação universitária, se candidatam para receber bolsas para acompanhar e desenvolver, durante um ano, o projeto de inovação aprovado pelo programa.

O Prêmio Inova Talentos é uma iniciativa da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), realizado pelo IEL, com o apoio da CNI. O projeto conta com a parceria do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Relacionadas

Leia mais

Hora de estudar! SENAI abre milhares de vagas para cursos em todo o Brasil
Fórum IEL Profissionais Inovadores debate carreiras empreendedoras em São Paulo
Seis equipes participam do desafio de tuning de carros na Olimpíada do Conhecimento 2016

Comentários