FIEPI acompanha lançamento da Agenda Legislativa da Indústria 2013

Entre os parlamentares piauienses participaram da solenidade o senador Ciro Nogueira e os deputados Hugo Napoleão e Paes Landin

O vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI), Francisco Neto, e o diretor de Assuntos Econômicos, Freitas Neto e o diretor regional do SENAI-PI, Ewerton Negri participaram do lançamento da Agenda Legislativa da Indústria 2013, na tarde desta terça-feira (23), na Confederação Nacional da Indústria (CNI), onde o presidente, Robson Braga de Andrade apresentou aos representantes da indústria brasileira e de líderes partidários da Câmara dos Deputados e do Senado os projetos legislativos de interesse do setor. 

O evento foi presitigiado pelo presidente do Senado, Renan Calheiros e pelo presidente da Camara, Henrique Eduardo Alves, representando a presidente da Dilma Roussef a Ministra Secretário de Relações Institucionais Ideli Salvati. Entre os parlamentares piauienses participaram da solenidade o senador Ciro Nogueira e os deputados Hugo Napoleão e Paes Landin.

Em sua 18ª edição, a Agenda Legislativa é o principal canal de interlocução da indústria brasileira com o Congresso Nacional, o Poder Executivo e a sociedade civil. Neste ano, o documento lista 130 propostas de interesse do setor industrial em tramitação na Câmara dos Deputados e no Senado. A Agenda oferece um resumo de cada projeto de lei e traz a posição da indústria quanto a seu teor, convergente ou divergente.

Dentre as 130 propostas da Agenda Legislativa, 17 figuram na Pauta Mínima, o conjunto de proposições de maior impacto para o ambiente de negócios do país. São projetos de lei com poder de afetar o dia a dia das empresas nos seguintes temas: regulamentação da economia, questões institucionais, meio ambiente, legislação trabalhista, infraestrutura e sistema tributário.

Segundo Freitas Neto a Agenda é um importante documento, que permite a indústria brasileira acompanhar de perto e participar das discussões sobre os projetos que afetam diretamente ao setor.

"A CNI é muito presente no Congresso Nacional e tem sido bastante diligente no acompanhamento destes projetos. No Piauí também é feito trabalho semelhante junto à Assembléia Legislativa, através de um conselho temático com o objetivo de contribuir no aperfeiçoamento de leis que interferem na nossa indústria", disse Freitas Neto

Robson Braga apresentou como um dos projetos mais importantes para aumentar a competitividade da indústria Brasileira, o Projeto de Lei que trata da extinção da contribuição social de multa adicional de 10% do FGTS.  O senador Renan Calheiros e o deputado Henrique Eduardo Alves, reafirmaram o apoio a CNI, que tem como bandeira o desenvolvimento economico do país.

Relacionadas

Leia mais

Longen destaca relevância da Agenda Legislativa da CNI para as indústrias
Robson Braga de Andrade defende agenda da competitividade no Senado
FIEPI discute Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

Comentários