Fiemt orienta empresas industriais sobre a nova ferramenta eSocial

A ferramenta pretende unificar o envio de informações sobre trabalhadores, como obrigações trabalhistas, fiscais e previdenciárias

Nesta quinta-feira (22/05), a Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (FIEMT), em parceria com a Receita Federal, realizará gratuitamente para as empresas associadas aos sindicatos patronais industriais a palestra ‘eSocial - Uma nova forma de relação entre Empregadores, Empregados e Governo’. O auditor fiscal da Receita Federal, Ricardo Pereira Feitosa, vai ministrar a apresentação a partir das 18h, no auditório da sede da instituição, em Cuiabá.

O eSocial é um projeto do governo federal que tem o intuito de unificar o envio de informações sobre os trabalhadores, como obrigações trabalhistas, fiscais e previdenciárias. Com isso, pretende-se eliminar o envio pelas empresas de diversos informativos para os entes do Governo, como a Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social (GFIP), a Relação Anual de Informações Sociais (Rais), e a Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF), por exemplo.

A partir de outubro deste ano todas as empresas tributadas pelo Lucro Real deverão iniciar a transmissão do eSocial. E, em janeiro de 2015, todas as empresas, independente do porte, também serão obrigadas a informar. Quem não se adequar ao eSocial poderá sofrer as punições já previstas nas legislações fiscais, tributárias, previdenciárias e trabalhistas. O eSocial abrangerá escrituração da folha de pagamento, contratação de funcionários, alterações posteriores de cargos, rescisões, horários, entre outros, que serão enviados ao governo para um único local de armazenamento digital.

Os empresários industriais interessados em participar devem se inscrever pelo formulário online. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (65) 3611-1530/1676 ou pelo e-mail [email protected].

Relacionadas

Leia mais

Simno e Fiemt oferecem curso sobre as NRs que mais impactam as indústrias
VÍDEO: Mais de 14 mil empresas devem se adequar ao eSocial. Veja no Minuto da Indústria

Comentários