Estão abertas as inscrições para a sétima edição do Prêmio CNI de Economia. A premiação foi criada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), com o objetivo de estimular a pesquisa econômica de alta qualidade sobre a indústria e temas relevantes para o crescimento do setor. A iniciativa também tem o apoio da Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia (ANPEC).
Os interessados devem inscrever artigos inéditos de economia aplicada. Os trabalhos podem ser em português ou inglês e de candidatos de qualquer nacionalidade e formação acadêmica. O material vai ser avaliado por uma banca composta por especialistas da ciência econômica, em geral professores e pesquisadores de universidades e instituições de pesquisa brasileiras. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de agosto pela internet.
O autor do melhor trabalho em cada categoria vai receber R$ 20 mil. O segundo colocado ganha R$ 10 mil. Para o gerente executivo de Pesquisa e Competitividade da CNI, Renato da Fonseca, o Prêmio também cumpre o papel de aproximar a universidade da indústria. Ouça aqui.
CATEGORIAS - O Prêmio CNI de Economia tem duas categorias: Economia Industrial e Competitividade e Comércio Exterior. Economia Industrial envolve os estudos de caso sobre a indústria brasileira, estudos setoriais, comparações internacionais, regulação, política industrial, estrutura de mercado, estratégia da firma, produtividade e crescimento.
Já na categoria Competitividade e Comércio Exterior, o foco são estudos sobre inserção da indústria na economia mundial, competitividade internacional, cadeias globais de valor, exportações e importações, internacionalização e investimento direto de empresas brasileiras no exterior. Investimento direto estrangeiro no setor industrial, integração comercial, acordos de comércio e política comercial também estão incluídos nessa categoria.