Dia da Consciência Negra é prestigiado no SENAI CETIQT

O objetivo principal da ação foi promover uma reflexão sobre a diversidade da cultura negra e suas belezas

No dia 29 de novembro, o SENAI CETIQT realizou o Afro Fashion Day, evento que reuniu elementos da cultura afro, com desfile de moda, dança e artesanato, comemorando o Dia da Consciência Negra.

O objetivo principal da ação foi promover uma reflexão sobre a diversidade da cultura negra e suas belezas. “Falar sobre do negro hoje é uma necessidade, porque infelizmente ainda existem o preconceito e o racismo. Então a programação foi pensada assim, para que as pessoas tratem o negro da forma correta, como igual, porque nós podemos ser tudo” declarou a professora do curso Técnico de Moda, Verônica Black.

Aberto para o público em geral, o evento - organizado pela coordenação Pedagógica do SENAI CETIQT - ofereceu oficina de estamparia afro e de turbante, enfeitando as cabeças dos participantes. Foi disponibilizada também uma barraca de acarajé, comida típica da cultura afro-brasileira, para deleite dos convidados.

“Foi muito interessante participar. Os palestrantes abriram a minha mente para acabar com o clichê de que a África e o negro devem ser de um jeito só - são de uma cultura isolada, sem diversidade. Temos que dar valor à vasta cultura que temos no Brasil, que tem toda uma influência afro-americana” declarou o ex-aluno da instituição, Daniel Pereira.

O professor de História Africana, Jorge Nascimento, tratou em sua palestra sobre os primórdios do povo afro-americano e sua trajetória até os dias atuais. “Eventos como esse são importantes por mostrar para os jovens o quão linda, diversa e vasta é a sua cultura, e o quanto os negros contribuíram para a formação política e econômica do Brasil e do mundo” enfatizou.

Dentre as atrações, os destaques ficaram por conta dos dois desfiles organizados pelos alunos do curso Técnico de Produção de Moda do SENAI CETIQT, das unidades Barra e Riachuelo. Os estudantes produziram toda a parte visual da apresentação, cuidando do figurino, dos modelos, e até da escolha das músicas. “Todas as etapas que envolvem um desfile é trabalho do produtor de moda. No final a gente só vê a beleza, mas não sabe a trabalheira que dá” disse a professora Cecília Varela, da unidade Barra.

O dia da Consciência Negra é celebrado no dia 20 de novembro em homenagem a Zumbi dos Palmares, que morreu neste dia lutando pela liberdade do seu povo.

Relacionadas

Leia mais

De Millus recebe alunos do SENAI CETIQT
Fantástico, da TV Globo, destaca atuação do SENAI CETIQT em reportagem sobre moda do futuro
Os 10 cursos do SENAI mais buscados pelas mulheres

Comentários