Coral de crianças refugiadas é uma das atrações do Prêmio Empreendedor Social

Realizado desde 2005 pela Folha, o prêmio é o principal concurso de empreendedorismo socioambiental na América Latina e um dos mais concorridos do mundo. Uma iniciativa com apoio do IEL e da CNI

Deixando para trás países em guerra, perseguições políticas e desastres naturais, cem crianças refugiadas, de quatro a 12 anos, agora ouvem outro som: o da música. Elas integram o coral Coração Jolie e irão se apresentar na cerimônia do Prêmio Empreendedor Social 2017, nesta segunda-feira (6), em São Paulo. Esses meninos e meninas, vindos do Iêmen, Jordânia, Palestina, Síria, Nigéria, República Democrática do Congo e Angola encontraram uma forma de superar as lembranças do passado.

No projeto da ONG IKMR (Eu Conheço Meus Direitos, em tradução livre), a língua não é barreira, e as diferentes nações se unem para um coro de músicas brasileiras e internacionais, que vão desde Aquarela, de Vinicius de Moraes e Toquinho, até Heal the World, de Michael Jackson. Criado em 2015 para preservar e resgatar a identidade cultural das crianças refugiadas, o coral Coração Jolie é uma homenagem a Angelina Jolie, enviada especial do Acnur (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados).

Para a coordenadora do coral e fundadora do IKMR, Vivianne Reis, as melodias mudam não só a realidade desses pequenos, mas também de quem os vê cantando. "O coral faz com que os brasileiros enxerguem a criança –antes do refugiado ou de pensar que são terroristas", diz. "Elas tiveram um começo de vida muito difícil, mas estão aqui pedindo uma oportunidade para recomeçar."

A releitura de grandes sucessos, evidenciando a perspectiva do refúgio, é ainda uma forma de dar protagonismo a eles, da mesma forma que o Prêmio Empreendedor Social joga luz sobre negócios com causa, afirma Reis. "No Brasil, o empreendedorismo é uma forma de o brasileiro se reinventar diante da crise. No coral também enxergamos pequenos empreendedores que estão se reinventando, se tornando protagonistas de uma nova vida."

NOITE DE FESTA - O coral irá se apresentar na cerimônia fechada para convidados da 13ª edição do Prêmio Empreendedor Social, parceria da Folha com a Fundação Schwab, no Teatro Porto Seguro, em São Paulo.

O Prêmio Empreendedor Social tem patrocínio de Coca-Cola, Instituto Euvaldo Lodi (IEL), uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Fundação Banco do Brasil. Conta com a Latam como transportadora oficial e o apoio do Instituto C&A e do Teatro Porto Seguro. ESPM, Fundação Dom Cabral, Insper e UOL são parceiros estratégicos.

Relacionadas

Leia mais

Inscrições abertas para cursos pagos e gratuitos do SENAI em todas as regiões do Brasil
9 serviços do SESI para a indústria da construção
Exposição do Prêmio Marcantonio Vilaça começa viagem pelo Brasil

Comentários