Suíça é considerada a nação mais inovadora do mundo em ranking da Ompi

A sexta edição do estudo, intitulada "A Dinâmica Local da Inovação", foi publicada em parceria com a Cornell University, de Nova York e a Insead

A Organização Mundial da Propriedade Intelectual, Ompi, lançou esta segunda-feira o Índice  de Inovação Global 2013, que coloca a Suíça como o o país mais inovador do mundo.

A sexta edição do estudo, intitulada "A Dinâmica Local da Inovação", foi publicada em parceria com a Cornell University, de Nova York e a Insead, uma instituição de ensino francesa ligada à área de negócios.

Queda
Além da Suíça, os outros países que lideram o topo do ranking entre os mais inovadores são Suécia, Grã-Bretanha, Holanda e Estados Unidos. O Brasil caiu seis posições em relação ao ano passado e agora ocupa o 64° lugar da lista.
Mas o índice da Ompi mostra que a nação tem força em categorias como sofisticação de negócios, infraestrutura e produção de tecnologia. De Genebra, o consultor da agência, Júfio Raffo, falou à Rádio ONU sobre o caso brasileiro.

Facilidade para Negócios
"O Brasil com alguns indicadores novos melhorou, mas a respeito de outros indicadores, na comparação com outros países, piorou. Isso mostra uma queda que não é tal. Na verdade quando você olha os indicadores de dispêndio em pesquisas de desenvolvimento, em facilidade de fazer negócios, não tem uma queda tão significativa como é mostrada no indicador (geral)."

Segundo a Ompi, o Brasil teve baixo desempenho em inovação nas categorias instituições, capital humano e pesquisa. Entre os oito países de língua portuguesa, Portugal é o melhor colocado, estando em 34° no ranking global.

A agência da ONU destaca que apesar da crise econômica, os países continuam investindo em inovação, como em pesquisas e desenvolvimento. A América Latina é a região onde houve as melhorias mais significativas no ranking da inovação global, com a Costa Rica na liderança.

Relacionadas

Leia mais

Dia Mundial da Propriedade Intelectual destaca papel das mulheres na inovação
9 megatendências da inovação que vão transformar a indústria
Conheça 22 cases que evidenciam o valor da inovação no país

Comentários