SESI Amazonas participa de Torneio de Robótica em Brasília

Evento será realizado entre os dias 17 e 19 de março. Os alunos do SESI Amazonas vão apresentar um projeto que trabalha a produção de isca alternativa para pesca, com o objetivo de substituir a carne de boto utilizada pelos pescadores

A equipe Amazônidas, formada por alunos da Escola SESI Abrahão Sabbá, de Itacoatiara, vai representar o SESI Amazonas na etapa nacional do Torneio de Robótica FIRST LEGO League (FLL), nos próximos dias 17, 18 e 19, em Brasília. Os amazonenses vão disputar com 73 equipes classificadas nas etapas regionais de todo o Brasil.

Os alunos do SESI Amazonas vão apresentar o projeto “Alerta: Boto Cor de Rosa”, que trabalha a produção de isca alternativa para pesca, feita com miúdos de peixe, materiais orgânicos e enxofre, para substituir a carne de boto utilizada em larga escala pelos pescadores na pesca da piracatinga, espécie também conhecida como douradinha.

Na apresentação do projeto, a equipe Amazônidas explica que seu principal objetivo é salvar da iminente extinção a espécie do boto cor de rosa, beneficiando ao mesmo tempo os pescadores, ao baixar o custo da produção das iscas, e a população, que irá consumir peixes mais saudáveis.

“A expectativa da equipe, no Torneio de Robótica, é trocar experiências, representar nosso estado com dignidade e conquistar uma vaga na etapa internacional”, disse o coordenador da Amazônidas, Armando Rebelo Junior, em relação à representação do SESI Amazonas no torneio nacional.

O tema do Torneio FLL, este ano, Animal Allies (aliados dos animais, em inglês), estimula os competidores a buscarem soluções inovadoras para melhorar a interação das pessoas com os animais.

Organizado pelo SESI, o torneio é realizado por meio de uma parceria do SESI Nacional com a organização norte-americana FIRST (For Inspiration and Recongnition of Science and Technology) e o grupo dinamarquês LEGO Education, com o objetivo de despertar o interesse das escolas para temas, como ciência e tecnologia.

A disputa em Brasília é classificatória para o torneio internacional do First Lego League (FLL) World Festival, ainda sem data, que contará com a participação de 80 países.

Relacionadas

Leia mais

Robótica impulsiona carreira de estudantes e profissionais
A era dos robôs: tecnologia amplia produtividade, transforma educação e salva vidas
Histórias inspiradoras: SESI e SENAI qualificam trabalhadores e estimulam o empreendedorismo na Paraíba

Comentários