SENAI inaugura Institutos de Tecnologia em Bento Gonçalves e em Caxias do Sul

Madeira e Mobiliário, em Bento Gonçalves, e Mecatrônica, em Caxias do Sul, integram uma rede nacional em prol da competitividade da indústria. As unidades integram a rede nacional composta por 25 institutos de inovação e 60 institutos de tecnologia

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Rio Grande do Sul inaugurou, nesta quarta-feira (17), o Instituto SENAI de Tecnologia de Madeira e Mobiliário, em Bento Gonçalves, e o Instituto SENAI de Tecnologia em Mecatrônica, em Caxias do Sul. “Nosso compromisso é investir para melhorar a competitividade da indústria e a qualidade de vida dos trabalhadores. Desta forma, estamos construindo um futuro próspero para as próximas gerações com crescimento industrial e empregos dignos”, ressaltou o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Heitor José Müller. 

As unidades integram a rede nacional que será composta por 25 institutos de inovação (dois no Rio Grande do Sul) e 60 institutos de tecnologia (seis no RS) e que desenvolvem soluções com base nas tecnologias existentes para criar novos processos e produtos. Possuem em seu portfólio de serviços consultorias técnicas especializadas, pesquisa e desenvolvimento e serviços laboratoriais. O diretor regional do SENAI-RS, Carlos Trein, destacou que a rede de institutos busca o aumento da competitividade da indústria brasileira e o desenvolvimento de produtos. "A unidade está apta a receber as demandas não só da região e do Estado, mas também do Brasil", disse.

Para o presidente do Conselho Consultivo do Instituto SENAI de Tecnologia Madeira e Mobiliário, Henrique Tecchio, o diferencial que há na região, como um polo moveleiro, se dá também pela presença do SENAI. "Agora esta transformação e ampliação física e de atendimento nos traz a possibilidade da pesquisa, o que agrega ainda mais", observou. 

NOVOS EQUIPAMENTOS - O Instituto SENAI de Tecnologia em Madeira e Mobiliário, com novos equipamentos para ensaios de durabilidade, estabilidade e ergonomia, ampliou sua capacidade de prestar serviços nestas áreas, além de oferecer novos serviços para ensaios em gás análise e químicos de superfície. A assessoria tecnológica e de inovação conta com máquinas CNC para prototipagem e usinagem de superfícies complexas, além de softwares para desenvolvimento e melhoramento do processo produtivo. A unidade, além de ampliar o atendimento de alunos, também passa a contar com novos cursos técnicos em móveis, eletromecânica e eletroeletrônica, cursos de qualificação e aperfeiçoamento na área de automação industrial, artefatos de couro e estofados e usinagem e tratamento de madeiras. 

MECATRÔNICA - Em Caxias do Sul, o Instituto SENAI de Tecnologia em Mecatrônica passa a atuar com mais força na prestação de serviços em tecnologia e inovação, por meio do desenvolvimento de processos e produtos, consultoria e serviços especializados para a indústria. Novos prédios e laboratórios foram construídos, possibilitando a ampliação do suporte a outros setores industriais, assim como dobrou a capacidade de atendimento para alunos. A unidade também passa a contar com novos cursos como técnico em Metalurgia, além de outros na área da Construção Civil e Plástico. 

SAIBA MAIS - Conheça melhor os institutos do SENAI na página de Inovação e Tecnologia do Portal da Indústria.

Relacionadas

Leia mais

Futuro da indústria no mundo digital é o tema central do Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria
SENAI inaugura Instituto de Inovação em Engenharia de Polímeros no Rio Grande do Sul
Porto Alegre inaugura Instituto SENAI de Tecnologia em Alimentos e Bebidas com foco em pesquisa

Comentários