SENAI inaugura Instituto de Tecnologia em Mato Grosso

Foram investidos cerca de R$ 30 milhões na obra em Cuiabá, que é o maior complexo tecnológico do estado
Indústrias poderão realizar consultorias especializadas, ensaios laboratoriais, serviços metrológicos, desenvolvimento de produtos e pesquisa

O Instituto SENAI de Tecnologia de Mato Grosso, o maior complexo tecnológico do estado, foi inaugurado nesta sexta-feira (25/09), em Cuiabá. O empreendimento será um parceiro das empresas no processo de transferência de tecnologia industriais, inovação e consultorias que resultem na melhoria da produtividade e competitividade no mercado. Ao todo, foram investidos cerca de R$ 30 milhões em mais de 6 mil m² na sede, localizada na Avenida Getúlio Vargas, em Cuiabá.

O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga, ressaltou a parceria com o estado para fortalecer o setor no estado. “Inaugurar um Instituto SENAI é fruto da visão moderna, empreendedora e de quem enxerga as necessidades da indústria em inovar e desenvolver tecnologia através de pesquisas”, destacou.

Conforme destacou o diretor-regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Rafael Lucchesi, a unidade passa a integrar a maior infraestrutura para pesquisa aplicada no país. “Há um enorme acirramento da competição internacional onde, cada vez mais, tecnologia e inovação é o signo do sucesso da capacidade de um país criar vantagens competitivas. O Instituto é o irmão mais novo de uma infraestrutura feita para apoiar a vitória da indústria brasileira”.

Com o Instituto SENAI de Tecnologia, as indústrias poderão realizar consultorias especializadas, ensaios laboratoriais, serviços metrológicos, desenvolvimento de produtos e pesquisa. O Instituto também auxilia no processo de transformação digital e inserção na era da indústria 4.0.

“O Instituto pode apoiar os empresários a vencer tantas dificuldades, avançar tecnologicamente e a criar muita inovação e tecnologia mato-grossense para exportar para o Brasil e para o mundo”, destacou o presidente da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (FIEMT), Gustavo de Oliveira.

Serviços laboratoriais e consultorias

Instituto apoiará as indústrias interessadas em desenvolver produtos, processos ou serviços inovadores

A sede do Instituto SENAI de Tecnologia disponibiliza ao setor produtivo mato-grossense modernos laboratórios de Microbiologia, Biotecnologia, Físico-química, Cerâmica, Construção Civil e Normas e Desempenho. A equipe, composta por mais de 40 consultores altamente especializados em diferentes áreas industriais, é capaz de atender segmentos como Alimentos, Bebidas, Meio Ambiente, Construção Civil, Grãos, Efluentes, Água.

O Instituto atua, também com diversas consultorias como Processos Produtivos Industriais (Lean), Boas Práticas de Fabricação, Normas e Legislação Industrial, Meio Ambiente Industrial, Utilidades Industriais, Eficiência e Soluções Energéticas, Controle de Qualidade Laboratorial e Industrial.

Além de transferência de tecnologia, o Instituto apoiará as indústrias interessadas em desenvolver produtos, processos ou serviços inovadores, além de auxiliar no processo de exportação e internacionalização. A área de inovação também beneficiará Startups e empresas que buscam escalabilidade.

Tech Hub: tecnologia e inovação para o futuro da indústria

O Instituto SENAI de Tecnologia contará com o espaço Tech Hub, que traz um conceito inovador de ambientes de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. O objetivo é criar condições produtivas, legais, tributárias e ambientais para atrair investimento que subsidie o desenvolvimento de tecnologia e inovação para o futuro da indústria.

Para isso, o Tech Hub vai conectar vários atores do ecossistema de inovação do estado de Mato Grosso como empresas âncoras, parcerias, startups, empreendedores individuais e entes da comunidade interessados em inovar.

De acordo com a diretora regional do SENAI MT, Lélia Brun, esse empreendimento foi idealizado para cumprir a missão da instituição, que é promover a inovação, transferir tecnologias industriais e contribuir para elevar a competitividade do setor. “O Instituto tem o compromisso de fortalecer as indústrias do estado, apoiando na transição para um novo modelo mais eficiente, sustentável e que atenda as novas exigências do mercado global”.

Atuação em Rede com todo o Brasil

A unidade de Mato Grosso integra a Rede SENAI de Institutos de Tecnologia e Inovação, que conta com mais de 60 institutos em todo o Brasil. A extensa capilaridade da Rede SENAI integra cerca de 1.200 especialistas e consultores altamente qualificados, o que permite desenvolver soluções de tecnologia e de inovação para qualquer segmento industrial.

“Atuamos em parceria com essa ampla rede complementar, capaz de entregar soluções para melhorar os processos produtivos, aumentar a eficiência, qualidade, ter ganho de produtividade e, consequentemente, ajudar a sua indústria a ter maior lucratividade”, finalizou a diretora Lélia.

Relacionadas

Comentários