Planejamento e recursos para inovação são fundamentais para a recuperação da economia

Empresários Pedro Passos e Pedro Wongtschowski defenderam, durante reunião virtual do Diálogos da MEI, ampliação dos investimentos e uma estratégia nacional consistente em CT&I para evitar colapso sistêmico

CNI está mobilizada em prol de medidas para aumentar o financiamento à CT&I

O presidente do Conselho de Administração da Natura, Pedro Passos, criticou o fato de o ajuste fiscal penalizar substancialmente os recursos para a ciência, tecnologia e inovação (CT&I). Ele participou na manhã desta segunda-feira (28) da 29ª edição dos Diálogos da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), onde fez apresentação sobre o orçamento para a inovação no país. “É uma pena que o Brasil venha fazendo o ajuste fiscal penalizando a área de ciência, tecnologia e inovação, ao contrário de muitos outros países”, afirmou.

“Estamos na contramão do mundo, ao fazer o contingenciamento da CT&I de uma forma mais dramática que em outros setores da economia. Precisamos repensar como endereçar o ajuste fiscal, tirando recursos do lugar certo”, acrescentou Pedro Passos, que é um dos líderes da MEI, durante a reunião coordenada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O empresário defendeu a urgência na aprovação do Projeto de Lei Complementar nº 135/2020, que veda o contingenciamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e o transforma em fundo financeiro e contábil. Segundo ele, é importantíssimo que a Câmara vote o projeto – já aprovado pelo Senado – que permitirá o uso integral dos recursos arrecadados e que o saldo de cada ano seja usado para investimentos, e não devolvido ao Tesouro Nacional.

Caso aprovado, o projeto injetará uma quantia financeira importante para a ampliação dos investimentos nacionais em CT&I. “É imprescindível a aprovação do PLP 135 para assegurarmos maiores e perenes recursos para inovação”, frisou Pedro Passos.

De acordo com o ministro em exercício da Ciência, Tecnologia e Inovações, Julio Semeghini, a pasta tem se esforçado para buscar alternativas para aumentar os investimentos nacionais em pesquisa e desenvolvimento (P&D). Ele concordou com lideranças da MEI ao dizer que o orçamento do governo para CT&I está muito reduzido e defendeu a aprovação pela Câmara do PLP 135/2020. “Estamos discutindo alternativas para aumentar o investimento em P&D”, enfatizou Semeghini.

Moderadora da reunião, a diretora de Inovação da CNI, Gianna Sagazio, afirmou que a CNI estará mobilizada juntamente com outras entidades do meio acadêmico e empresarial, em prol da aprovação do PLP 135/2020 e também de medidas orçamentárias que aumentem o financiamento à CT&I. Ela marcará nos próximos dias nova reunião entre integrantes da MEI, do governo e do Parlamento para debater a destinação de recursos para a inovação no contexto da reforma tributária. 

Presente à reunião, o senador Izalci Lucas, autor do PLP 135, sugeriu que os empresários cobrem da Câmara uma célere aprovação do projeto. Segundo o deputado Vítor Lippi, a Câmara deve votar nesta terça-feira (29) o requerimento de urgência para apreciação da matéria.

Estratégia Nacional de Inovação para evitar colapso sistêmico

O empresário Pedro Wongtschowski, presidente do Conselho de Administração do Grupo Ultrapar, apresentou as contribuições da MEI para a Estratégia Nacional de Inovação. Na avaliação dele, o país precisa com urgência de uma estratégia robusta para melhorar sua economia e avançar no cenário internacional.

“O Brasil precisa de uma estratégia de CT&I consistente para que se evite o colapso sistêmico e para que o crescimento seja retomado. A MEI tem legitimidade para a interlocução entre atores públicos e privados e está pronta para apoiar na superação dos desafios pós-pandemia”, afirmou Wongtschowski, também líder da MEI.

Ele listou pontos de convergência e sugestões de aprimoramentos para a Estratégia Nacional de Inovação, apresentada na reunião pelo secretário de Empreendedorismo e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Paulo Alvim. Um dos alertas de Wongtschowski é que haja haja representatividade da academia e setor empresial em toda a estrutura de governança da política e ser implementada.

“Sem a presença empresarial na estrutura de governança, o modelo fica falho. Portanto, se não houver uma participação privada há um risco de as ações se fecharem no governo e a avaliação pode não ser efetiva. O locus da inovação é a empresa. É imprescindível que isso seja sempre considerado”, destacou o empresário.

MCTI abrirá consulta pública

De acordo com o secretário Paulo Alvim, o MCTI abrirá consulta pública no dia 19 de outubro para validação da Estratégia Nacional de Inovação, que, segundo ele, foi construída em processo coletivo, com a participação de vários setores da sociedade.

Entre as diretrizes colocadas pelo governo para fomento à inovação, estão otimizar a alocação de recursos governamentais, com base na identificação de produtos, serviços e soluções tecnológicas para atender os desafios estratégicos definidos pelo país; e estimular o aumento da participação do setor privado nos investimentos em inovação, utilizando os diferentes instrumentos de política pública.

O secretário do MCTI acrescentou que a estratégia também prevê a promoção a modelos de financiamento privado, por meio de projetos coordenados por empresas e institutos de ciência e tecnologia (ICTs).

Algumas recomendações da MEI para a Estratégia Nacional de Inovação

- Participação ampla e efetiva do setor privado na estrutura de governança, monitoramento e avaliação;
- Sustentação do orçamento e ampliação do investimento em CT&I e educação;
- Desburocratização e segurança jurídica dos meios de fomento;
- Preservação de iniciativas exitosas, como a Embrapii e SENAI, e criação de programas que promovam maior interação entre empresas e ICTs;
- Investimento em áreas de fronteira que levem a indústria a inovações disruptivas, como o 5G, inteligência artificial, internet das coisas.

Relacionadas

Leia mais

Nagi Digital abre chamada para instituições se inscreverem em programa de gestão da inovação
Brasil avança quatro posições no Índice Global de Inovação e chega ao 62ª lugar

Comentários