Parceria nota 10

Novo parceiro do SENAI CETIQT é o Centro Tecnológico Têxtil e Vestuário de Portugal

Investir e aprimorar sua atuação em Tecnologia, Inovação e Educação é um compromisso do SENAI CETIQT com a indústria têxtil e de confecção. Com esse intuito, realiza parcerias estratégicas nacionais e internacionais com institutos de ciência e tecnologia, universidades e centros de tecnologia, proporcionando troca de experiências e conhecimento.

Uma das parcerias de destaque é com o CITEVE – Centro Tecnológico Têxtil e Vestuário de Portugal. O acordo tem como foco a modernização das plantas-piloto e dos laboratórios, além de contar com consultoria e capacitação para equipe do SENAI CETIQT. A primeira capacitação aconteceu nos meses de junho e julho, na qual sete técnicos da Coordenação de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação participaram de aulas teóricas e práticas na sede do CITEVE, em Portugal. Em outubro, aconteceu a última etapa da capacitação da equipe.

Para o coordenador da CDTI, André Peixoto, parcerias como esta são de suma importância por agregarem valor e conhecimento à equipe. “O CITEVE é um centro de tecnologia que está experimentando uma transição nos têxteis e alinhados com as normas internacionais mais rígidas. Muitas delas ainda nem foram implantadas no Brasil. Isso nos permite uma visão do que já é aplicado na Europa e na América do Norte, podendo fazer com que estejamos preparados para levar essas novas tecnologias à indústria, antes mesmo de chegarem ao Brasil”, afirmou.

No âmbito laboratorial, as capacitações terão início em janeiro de 2015 e serão focadas no aperfeiçoamento dos laboratórios de ensaios físicos e químicos, de flamabilidade, química e têxtil, microbiologia e metrologia. A novidade é o lançamento de ensaios químicos de toxicidade em têxteis, uma aposta do SENAI CETIQT para atender à verificação de produtos nocivos à saúde.

“A parceria é enriquecedora, principalmente na parte de não tecidos e tecidos inteligentes, como roupas dry fit, pois o CITEVE tem essas competências reconhecidas na Europa, o que fará com que o SENAI CETIQT dê um grande salto de conhecimento nessas áreas”, afirmou o coordenador de Serviços Laboratoriais, Marcelo Gaspar.

O SENAI CETIQT também destaca outras importantes parcerias como a grife italiana Yamamay, o POLI.design Consorzio del Politecnico di Milano, SEBRAE, entre outras, que possibilitam o investimento contínuo em conhecimento, qualidade de seus serviços, equipe técnica e corpo docente.​

Relacionadas

Leia mais

SENAI CETIQT inaugura primeira fábrica modelo de confecção 4.0 do Brasil
SENAI CETIQT abre inscrições para cursos técnicos, de graduação e pós-graduação
SENAI CETIQT testa equipamento para ensaios de flamabilidade, único na América do Sul

Comentários