Inova Talentos divulga lista dos projetos que vão receber apoio financeiro

Programa do IEL em parceria com o CNPq aprovou 179 projetos de inovação em 20 estados

O programa Inova Talentos do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) aprovou 179 projetos de inovação. O resultado foi divulgado nesta terça-feira (28) com um total de 117 empresas selecionadas de 20 estados.

Também foram aprovadas 272 bolsas para profissionais do último ano de graduação, recém-formados ou mestres que vão atuar no desenvolvimento dos projetos de pesquisa e inovação. Ao longo de 12 meses, esses bolsistas vão receber capacitação, tutoria e acompanhamento do IEL, além de concorrer a uma missão internacional de negócios. Cada empresa podia solicitar até três bolsistas.

O coordenador da área de inovação do CNPq, Cimei Borges Teixeira, ressaltou que o programa reforça a cultura da inovação dentro das empresas e tem muitos benefícios. “É ótimo para o bolsista, que vai ter a oportunidade de ser introduzido em um projeto de inovação, e também para a empresa, que vai ter a proposta desenvolvida com o auxílio do Sistema Indústria”, concluiu.

O diretor de inovação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Marcos Vinícius, participou da avaliação dos projetos e elogiou as ideias apresentadas. “Surpreendeu pela qualidade e pelo equilíbrio entre pequenas e grandes empresas”, afirmou.

A gerente de inovação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciana Capanema, também participou do julgamento das propostas. Em entrevista ao Portal da Indústria, ela falou sobre a importância do Inova Talentos. Ouça clicando aqui

De acordo com o secretário executivo da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), Naldo Medeiros Dantas, os projetos trazem muitos desafios tecnológicos e de gestão. “É um ganho importante para toda a cadeia produtiva, inclusive pela formação de futuros gestores. Tudo isso contribui para um sistema de inovação nas empresas”, concluiu.

INVESTIMENTOS – Ao todo, o Inova Talentos recebeu 229 inscrições. O programa prevê investimentos de R$ 56 milhões até 2016, para atender as demandas em inovação das empresas. O objetivo é ampliar o número de profissionais qualificados no setor industrial. Confira a lista das empresas selecionadas na página do Inova Talentos.

Relacionadas

Leia mais

SENAI é reconhecido pelo Google como referência no uso de tecnologias educacionais
Parceria do IEL prevê financiamento de empresas do Inova Talentos com o Cartão BNDES
Inova Talentos é destaque em reportagem especial da TV Globo

Comentários