Iniciativa + Manutenção de Respiradores é reconhecida no Prêmio Empreendedor Social

Diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi, foi o representante da iniciativa que consertou 2,4 mil equipamentos em todo o país

Ação formou uma rede com mais de 700 voluntários em 40 pontos para conserto de ventiladores, entre unidades do SENAI e empresas

A mobilização da indústria para reparar ventiladores pulmonares, coordenada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), foi reconhecida pelo Prêmio Empreendedor Social como uma das 10 ações mais importantes para mitigar a pandemia de Covid-19 no Brasil. 

A iniciativa + Manutenção de Respiradores, que reuniu unidades do SENAI, empresas, instituições e órgãos de governo, viabilizou, até 7 de dezembro, o conserto de mais de 2.470 ventiladores, que podem ter impacto na vida de 24,7 mil pessoas. A ação ficou entre as 10 selecionadas na categoria Mitigação da Covid-19 e foi representada, no prêmio, pelo diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi. 


“O grande sentido disso, além do sentido maior de solidariedade e de uma rede do bem, foi a criação de uma rede mais intensa, de formação de pessoas e de uma rede empresarial colaborativa, com engajamento social”, avaliou Lucchesi.


A premiação, realizada há 16 anos pelo jornal Folha de S. Paulo em parceria com a Fundação Schwab, uma das comunidades do Fórum Econômico Mundial, se dedicou às ações de combate ao coronavírus.

Iniciativa ficou entre as 10 selecionadas na categoria Mitigação da Covid-19

Entre as mais de 400 iniciativas inscritas nesta edição, 30 foram selecionadas, sendo 10 em cada uma das três categorias: Ajuda Humanitária, Mitigação da Covid-19 e Legado Pós-Pandemia. Os finalistas foram conhecidos em evento virtual nesta segunda-feira (7/12). 

O diretor de Redação da Folha, Sérgio Dávila, afirmou que as ações selecionadas nesta edição refletem um momento histórico da filantropia e do investimento social privado.

“Eles tiveram papéis fundamentais no socorro aos mais vulneráveis, no fortalecimento do SUS e na influência em políticas públicas para que a mobilização e engajamento da sociedade civil também deixassem contribuições para a retomada”, disse. 

Iniciativa + Manutenção de Respiradores reuniu 700 voluntários

A Iniciativa + Manutenção de Respiradores formou uma rede com mais de 700 voluntários em 40 pontos para conserto de ventiladores, entre unidades do SENAI e empresas.

Participaram ArcelorMittal, BMW Group, Fiat Chrysler Automóveis (FCA), Globo Comunicação e Participações, Ford, Fundação Oswaldo Cruz, General Motors, Honda, Hyundai Motor Brasil, Instituto Votorantim, Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e POLI-USP, Jaguar Land Rover, Mercedes-Benz do Brasil, Moto Honda, Petrobras, Renault, Scania, Todos pela Saúde (Itaú), Toyota, Troller, Usiminas, Vale, Volkswagen do Brasil e Volvo do Brasil. 

A mobilização teve o apoio do Ministério da Saúde, do Ministério da Economia, do Ministério da Defesa, da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial e da Associação Brasileira de Engenharia Clínica.

Relacionadas

Leia mais

Respirador projetado pela NASA está em produção no Brasil
Rede voluntária coordenada pelo SENAI conserta mais de 2 mil respiradores
SENAI presta homenagem a rede voluntária que já consertou mais de 1.800 respiradores hospitalares

Comentários