Conheça 6 mulheres INCRÍVEIS que estarão no Congresso de Inovação

Com presença inédita no evento, as especialistas vão falar sobre temas como bioeconomia, políticas públicas para a ecoinovação e futuro sustentável nos dias 27 e 28 de setembro, no São Paulo Expo, na capital paulista

A cada edição, o maior evento de inovação da América Latina traz especialistas renomados para discutir como a inovação pode impulsionar o desenvolvimento dos países.

Em 2023, o Congresso Internacional de Inovação da Indústria – uma iniciativa da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) e realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) – terá a participação de mulheres incríveis, especialistas em áreas diferentes, como bioeconomia, política industrial, sustentabilidade e muito mais.

A Agência de Notícias da Indústria dá uma palhinha pra você se animar e acompanhar as discussões presencial ou virtualmente entre 27 e 28 de setembro.

PS: Se ainda não confirmou a sua participação, aproveita e corre porque dá tempo. Inscreva-se!

1) A influente economista ítalo-americana Mariana Mazzucato

Mulher branca com cabelo curto castanho, camisa branca e fundo branco
PhD e professora de economia da Universidade de Sussex, na Inglaterra, a ítalo-americana Mariana Mazzucato é uma das palestrantes mais esperadas do evento.

Uma das economistas mais influentes do mundo estará no Congresso de Inovação, sim, senhoras e senhores! Mas o que economia tem a ver com inovação? Tudo! Afinal, quanto mais inovador for um país, maior o potencial de crescimento econômico. A ítalo-americana Mariana Mazzucato é uma das palestrantes mais esperadas do evento. PhD e professora de economia da Universidade de Sussex, na Inglaterra, Mazzucato também é especialista em financiamento para inovação, afinal, inovação precisa de investimento. 

Mazzucato é ainda conselheira de formuladores de políticas públicas em todo o mundo sobre inovação e crescimento sustentável. Ela já escreveu livros como O Estado empreendedor: desmascarando o mito do setor público versus privado; O valor de tudo: produção e apropriação na economia global; e Missão economia: um guia inovador para mudar o capitalismo

Mariana Mazzucato será uma das vozes no painel Green New Deals e políticas públicas para a ecoinovação: a experiência internacional e o contexto do Brasil.

Quando? Dia 27 de setembro, a partir das 15h20. 

2) A poderosa e disruptiva Nina Silva

Mulher negra com brinco de strass e penteado de trança
A mulher mais disruptiva do mundo, segundo a Women in Tech Global Awards 2021, Nina Silva é sócio-fundadora do Movimento Black Money.

Uma das 100 pessoas afrodescendentes com menos de 40 anos mais influentes do mundo em 2018 segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), eleita uma das 20 mulheres mais poderosas do Brasil (Forbes) e a mulher mais disruptiva do mundo (Women in Tech Global Awards 2021) também estará presente no Congresso de Inovação. 

O nome dela é Nina Silva, CEO e sócio-fundadora do Movimento Black Money, hub de Inovação Digital para autonomia da comunidade negra com foco em empreendedorismo, educação, negócios e finanças. Nina Silva nasceu no Jardim Catarina, em São Gonçalo (RJ), que já foi a maior favela plana da América Latina, e inspira milhões de pessoas.

Com forte impacto social, o Black Money já conta com mais de 2 mil afroempreendedores e mais de 500 famílias beneficiadas com distribuição de renda pelo fundo “Impactando Vidas Pretas”. Além de tudo isso, Nina é executiva na área de tecnologia há mais de 20 anos e é especialista em gestão de negócios e transformação digital com atuação internacional. 

Nina Silva vai falar no painel O papel do mercado de capitais na ecoinovação: financiando um futuro sustentável.

Quando? Dia 28 de setembro, a partir das 15h30.

3) A experiente e inovadora Roseli Mello 

Mulher branca com cabelo castanho e blusa verde e fundo desfocado de folhagens rosa
Uma das maiores empresas do Brasil, a Natura tem como diretora global de pesquisa e desenvolvimento Roseli Mello.

Uma das maiores empresas do Brasil tem como diretora global de pesquisa e desenvolvimento Roseli Mello. Ela está há mais de 15 anos na Natura. Formada em Farmácia e Bioquímica pela Universidade de São Paulo (USP), ela é especialista em desenvolvimento de produtos e serviços, pela Fundação Getulio Vargas (FGV), e em Administração Industrial, pela Fundação Paulo Vanzolini, da Universidade de São Paulo (USP). 

A executiva de inovação e desenvolvimento já passou por grandes empresas nacionais e multinacionais, como McDonald’s, Parmalat e Bunge, onde liderou projetos de inovação, sustentabilidade e de desenvolvimento de produtos, ingredientes e serviços. Na Natura, Roseli também lidera um time de 260 pesquisadores que desenvolvem tecnologias com base na rica biodiversidade brasileira. 

Roseli Mello vai falar no painel Bioeconomia e ativos do Brasil para promover a ecoinovação.

Quando? Dia 27 de setembro, a partir das 14h10.

4) Padma Raghavan e seu super conhecimento sobre supercomputadores

Mulher indiana com blusa rosa e terno preto sorri
A indiana Padma Raghavan, cientista da computação e vice-reitora de Pesquisa e Inovação da Vanderbilt University, em Nashville, Tennessse, nos Estados Unidos, estuda computadores de alto desempenho.

Que as mulheres conseguem processar e resolver mais problemas (e ao mesmo tempo) do que os homens, todo mundo sabe. No Congresso Internacional de Inovação da Indústria, uma super mulher vai falar sobre os reais supercomputadores, capazes de processar bilhões de dados por segundo.

A indiana Padma Raghavan, cientista da computação e vice-reitora de Pesquisa e Inovação da Vanderbilt University, em Nashville, Tennessse, nos Estados Unidos, estuda computadores de alto desempenho. Padma também é autora de mais de 100 publicações e já ganhou prêmios como o National Science Foundations’s Career Award e o Maria Goeppert Meyer Award. Em 2022, ela foi nomeada para um mandato de dois anos na Comissão do Presidente na Medalha Nacional de Ciência, o mais alto reconhecimento dos Estados Unidos dado a cientistas e engenheiros. 

Padma vai participar do painel Construa o amanhã: inove para um futuro sustentável.

Quando? Dia 27 de setembro, a partir das 18h20. 

5) Janine Benyus sabe como a natureza pode nos salvar

Rosto de mulher branca loira com o cabelo curto e roupa azul com fundo desfocado de natureza
A bióloga americana Janine Benyus é cofundadora do Instituto de Biomimética, localizado em Montana, nos Estados Unidos.

Observar a complexidade e os encantos da natureza é mais do que um exercício contemplativo. Olhar atentamente como vivem, se organizam, se movimentam e se relacionam uma série de seres vivos também inspira o desenvolvimento de novas tecnologia e produtos que podem ajudar no dia a dia. Isso é biomimética! A partir do estudo da natureza, essa área da ciência inspira novas soluções para o cotidiano, o que tem tudo a ver com inovação. 

A bióloga americana Janine Benyus é cofundadora do Instituto de Biomimética, localizado em Montana, nos Estados Unidos. Referência no assunto e uma das palestrantes do evento, a ideia de Benyus é, por meio da biomimética, criar um planeta mais saudável e sustentável. Janine também é consultora de inovação e autora de seis livros, incluindo Biomimética: Inovação Inspirada pela Natureza.  

Janine Benyus vai se apresentar no Keynote Speech – A jornada da ecoinovação nas empresas.

Quando? Dia 27 de setembro, às 10h50.

6) A ousadia e energia de Paula Kovarsky

Mulher branca com cabelo castanho longo, camisa branca e blazer laranja sorri
A engenheira de produção com MBA em Finanças, Paula Kovarsky, tem nada menos do que 20 anos de experiência no setor de Energia.

Está todo mundo falando sobre transição energética e descarbonização, e esses serão alguns dos assuntos discutidos no Congresso Internacional de Inovação da Indústria.

Quem está na vice-presidência de Estratégia e Sustentabilidade da Raízen, empresa que é referência global em bionergia, também é uma mulher. A engenheira de produção com MBA em Finanças, Paula Kovarsky, tem nada menos do que 20 anos de experiência no setor de Energia. Ela já trabalhou em grandes empresas, como o Itaú BBA, Shell e Cosan, sempre em cargos de liderança. 

Nesta edição do evento, Paula Kovarsky vai falar no painel Bioeconomia e ativos do Brasil para promover a ecoinovação.

Quando? Dia 27 de setembro, a partir das 14h10.

Quer participar do Congresso de Inovação?

A participação no Congresso Internacional de Inovação da Indústria é uma grande oportunidade para aprender com quem respira inovação e que vê nela potencial para o melhorar o presente e o futuro. Para participar, presencial ou virtualmente, inscreva-se já no site!

Relacionadas

Leia mais

Por mais mulheres na Propriedade Intelectual
NAC RESPONDE: mulheres empreendedoras conseguem crédito?
A força das mulheres na indústria

Comentários