Banco gratuito de ideias inovadoras ficará disponível para empresas

Projetos desenvolvidos no Grand Prix SENAI de Inovação incluem três temas: envelhecimento da população, desastres ambientais e e megaeventos

Representantes da Braskem e Petrobras atuam, juntos, no desenvolvimento de ideias

As principais interessadas nas ideias desenvolvidas pelas seis equipes que participam do Grand Prix SENAI de Inovação até a próxima quarta-feira (27), em São Paulo, são as empresas. Elas poderão se beneficiar diretamente dos projetos elaborados e incrementar seus negócios. A partir de três temas: Envelhecimento da População, Desastres Ambientais e Mega Eventos, 42 profissionais e estudantes atuam na busca de soluções para problemas nessas áreas.

A Petrobras, por exemplo, apresentou demandas que vão desde o vandalismo sofrido pela empresa, como roubo de equipamentos; e mobilidade de pessoas e infraestrutura em grandes obras, à necessidade de estabelecer um plano para melhorar a transmissão de conhecimentos de quem está se aposentando para novos contratados.

“As equipes estão pensando em resolver problemas que nós temos e ainda não encontramos solução. É o que faz essa disputa tão interessante”, destaca o coordenador de pesquisas e desenvolvimento da Petrobras Jorge Coelho.

VALORIZAÇÃO DA INOVAÇÃO – Para o gerente de inovação digital da Natura e responsável pelo Natura Labs, o laboratório de inovação digital da empresa, Rodrigo da Silva, o Grand Prix promovido pelo SENAI facilita o entrosamento entre academia, indústria e ensino técnico. “A Natura é uma empresa de experiências. E o valor hoje, cada vez mais, está se deslocando de produtos e serviços para as experiências. Nesse evento aqui não há certo ou errado. A ordem é experimentar”, pontua.

O contato entre as equipes e os empresários é constante durante o Grand Prix

Ideia compartilhada pelo diretor-presidente da Frutos do Brasil, Ismael Almeida. A empresa goiana, que hoje conta com três fábricas – Goiânia, Limeira (SP) e Uberlândia (MG) e 64 lojas em todo o país – está se preparando para conquistar o mercado internacional. A inovação, segundo Ismael Almeida, é a chave para o sucesso.

“Estou me deparando aqui com propostas inéditas e que vêm a calhar com as necessidades reais que temos. E o melhor: com soluções palpáveis. Vou sair daqui satisfeito com as possibilidades de inovação dentro da minha empresa”, afirma. Ouça o que ele diz clicando aqui.

PARTICIPE - Quem não pode visitar a arena de inovação consegue acompanhar a produção de todas as ideias, votar nas preferidas e dar sugestões para incrementá-las. Tudo pelo site do Grand Prix SENAI de Inovação. Basta criar uma senha de acesso.

A disputa vai até as 14h da próxima quarta-feira (27). A corrida é aberta ao público, de graça, e acontece como uma das atrações da Open Innovation Week, no WTC Sheraton, em São Paulo (SP).

Relacionadas

Leia mais

Instituto SENAI de Inovação inicia pesquisas para produzir materiais têxteis resistentes a 1000 ºC
Inovação é a chave para indústria automobilística avançar na agenda de sustentabilidade
Inovação precisa estar no centro da estratégia para empresas serem competitivas, diz diretor-geral do SENAI

Comentários