Aplicativo desenvolvido por colaboradoras e ex-alunos do SENAI vence Hackathon On-line

A solução desenvolvida pela equipe tem funcionalidades voltadas para educação digital, com orientações sobre melhor uso das redes sociais; e também para parcerias, promovendo a conexão entre empreendedores
A professora Naiara Neves conta que o grupo teve cerca de três meses para desenvolver a proposta apresentada durante a maratona

Uma equipe formada por duas colaboradoras e ex-alunos do curso técnico de Desenvolvimento de Sistemas, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) da Bahia, foram vencedores do Hackathon On-line, realizado pelo Sebrae da Bahia em parceria com a Rede +, que teve foco em soluções para auxiliar micro e pequenas empresas no atual cenário de crise gerada pela pandemia da Covid-19. O resultado final foi anunciado no dia 04 de agosto.

Os ex-alunos Eduardo dos Santos Júnior, Davi Sousa, Guilherme Cunha, João Victor Carvalho e Ronaldo José Rufino integraram a equipe MeiaDois, que desenvolveu um aplicativo para apoiar os empresários no processo de transformação digital. Também fizeram parte do grupo Naiara Neves, professora de Interface Homem Computador e de Teste de Sistemas no SENAI Cimatec e Janaína Encarnação, colaboradora do núcleo de Marketing e Comunicação do SENAI Cimatec.

O aplicativo Decole, solução desenvolvida pela equipe, tem funcionalidades voltadas para educação digital com orientações sobre melhor uso das redes sociais; e também para parcerias, promovendo a conexão entre empreendedores. A versão beta do aplicativo está disponível na Play Store.

“O mais importante foi que conseguimos nos engajar na solução do problema e construímos o produto. A vitória só mostra que estamos no caminho certo”, pontua o integrante da equipe Eduardo dos Santos Júnior. Ele também conta que as mentorias que a equipe recebeu ao longo do processo foram enriquecedoras e que a experiência também foi uma oportunidade para fazer networking. “Tivemos contato com especialistas e também com os integrantes das outras equipes”, comenta.

A versão beta do aplicativo está disponível na Play Store

O Hackathon On-line foi realizado entre os dias 15 e 19 de abril, quando cinco equipes foram selecionadas para a final. A professora Naiara Neves conta que o grupo teve cerca de três meses para desenvolver a proposta apresentada durante a maratona. “Neste período, tivemos conversas com clientes, recebemos feedbacks e fizemos testes de usabilidade para deixar o aplicativo mais funcional”, explica.

Ela ressalta que parte do grupo já havia participado de uma experiência semelhante no final de 2019. “Sempre incentivo que os alunos participem de campeonatos como esse e divulgo eventos para que eles possam se desafiar e agregar conhecimento. É mais uma experiência para que coloquem em prática o que aprenderam em sala de aula, pois agrega conhecimento de várias disciplinas”, conta, lembrando que neste tipo de evento os participantes também desenvolvem habilidades comportamentais, como trabalho em equipe e gestão do tempo.

A Indústria contra o coronavírus: vamos juntos superar essa crise

Acompanhe todas as notícias sobre as ações da indústria no combate ao coronavírus na página especial da Agência CNI de Notícias.

Relacionadas

Leia mais

Dia do Estudante: educação que abre portas para o mundo do trabalho
Instituto SENAI de Inovação em Biomassa desenvolve sanitizante a partir de bio-óleo da macaúba
Nova Plataforma Inovação para Indústria vai investir R$ 54 milhões em projetos inovadores

Comentários