Plataforma do Gás Natural detalha importância do setor para a indústria e economia

Lançado nesta segunda, site reunirá dados sobre o insumo, avanço das regulações estaduais para a abertura do mercado, experiências internacionais e acompanhamento de regulações no âmbito federal. CNI apoia PL do gás

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) lançou nesta segunda-feira (23) a Plataforma do Gás Natural, um site voltado para consolidar e disseminar informações sobre o setor de gás. O lançamento ocorre às vésperas da votação do Projeto de Lei 4.476/2020, conhecido como PL do gás, que deve ser apreciado pelo Senado Federal nos próximos dias.

A proposta, aprovada no começo de setembro pela Câmara dos Deputados, promove a segurança jurídica necessária ao setor, ao estabelecer regras para acesso de terceiros as infraestruturas essenciais, independência do transporte, desconcentração do mercado e autorização para construção de novos gasodutos.

Acesse a Plataforma do Gás Natural

Neste primeiro momento, estará no ar a primeira fase da plataforma, com informações gerais sobre o mercado, para o público em geral, e conteúdo de defesa da indústria para aprovação do Projeto de Lei do Gás, instrumento imprescindível para a abertura do mercado.


“A Plataforma do Gás Natural seguirá sendo atualizada com novos conteúdos e desenvolvida para que possamos também oferecer dados estaduais sobre o gás, o avanço das regulações nos estados para a abertura do mercado, experiências internacionais e o acompanhamento das regulações no âmbito federal”, afirma a especialista em energia da CNI Juliana Falcão.


CNI atua em defesa do novo marco legal do gás

A indústria nacional está mobilizada para a abertura e modernização do mercado de gás, uma aposta para reduzir o preço do insumo, hoje um dos mais altos do mundo. Na avaliação da CNI, essa transição de um modelo monopolista para concorrencial requer um esforço de comunicação para que se alcance os objetivos almejados.

Relacionadas

Leia mais

Congresso desata o nó do gás natural
Nova Lei do Gás abrirá mercado e atrairá investidores para o país, avalia CNI
Choque de energia barata só virá com a Lei do Gás

Comentários