Desenvolvimento de Cidades Inteligentes é tema do novo evento do Movimento Antene-se

Encontro on-line vai ser nesta quinta das 10h às 11h30. Objetivo é demonstrar que há recursos, como redes de conectividade sem fio, capazes de conectar dispositivos simultaneamente e melhorar o cotidiano das cidades

O Movimento Antene-se, do qual a Confederação Nacional da Indústria (CNI) faz parte, realiza nesta quinta-feira (29), das 10h às 11h30, o quarto evento desde a sua criação, em 2021. Desta vez vai debater “O Papel da Infraestrutura de Telecomunicações para a Criação das Cidades Inteligentes”. O encontro vai ser no formato online, e o acesso pelo site do Movimento e pelo Facebook.

O objetivo do encontro é apresentar a importância da infraestrutura de conectividade – começando pela atualização da lei de antenas nos municípios – para a criação das Cidades Inteligentes, mesmo antes da chegada do sinal do 5G.


“Queremos colaborar para ampliar o conhecimento, principalmente dos gestores públicos, de que não é preciso esperar o 5G para avançar no caminho das Cidades Inteligentes. Atualmente, já existem redes de tecnologia de conectividade sem fio, fixas e móveis, capazes de conectar vários dispositivos simultaneamente, que incluem as redes de tecnologia Wi-fi, 4G, ou LoRa, e oferecem diversos serviços inteligentes para a administração pública”, afirma Luciano Stutz, presidente da Abrintel e porta-voz do Movimento Antene-se. 


O gerente-executivo de Relacionamento com o Poder Executivo da CNI, Pablo Cesário, destaca que as cidades inteligentes nasceram da experiência vivida há uma década na indústria alemã, a qual revolucionou o modo de produção com a chamada internet das coisas. “Expandir ideias como essa de ganho de eficiência e de sustentabilidade é uma bandeira da indústria que se aplica a outros os setores da sociedade. Por isso, a CNI apoia o Movimento Antene-se, sabendo que uma boa infraestrutura de telecomunicações é o primeiro passo tanto para impulsionar o crescimento econômico sustentável quanto para permitir a melhoria da prestação de serviços públicos à população”, pontua Cesário.

O conceito de Cidades Inteligentes está vinculado à aplicação de tecnologia para melhorar a eficiência operacional e a sustentabilidade dos municípios, compartilhar informações com a comunidade, fortalecer a qualidade de serviço público governamental e gerar bem-estar ao cidadão. 

Entre os exemplos de serviços que podem se beneficiar das tecnologias existentes estão a telegestão de iluminação pública, a medição remota e digital de água, luz e gás (gerando economia nos custos de prestação dos serviços) e a gestão de semáforos. 

Dividido em dois momentos, o evento vai ter, na primeira parte, a abertura do porta-voz do Antene-se, Luciano Stutz, com breve retrospectiva das ações do Movimento em prol do avanço da atualização das leis municipais de antenas. Na sequência, vai se apresentar o diretor de Relações Institucionais e Governamentais da Brasscom, Sergio Sgobbi.

Na segunda parte vão ser realizadas as apresentações do presidente da ABINC, Paulo Spacca; do analista de Investimentos e Competitividade da InvestSP, Caio Cristófalo; e da pesquisadora do Instituto de Tecnologia e Sociedade ITS Rio, Ana Carolina Benelli. O evento prossegue com um debate entre os participantes.

Lei de antenas

Mais de 400 prefeituras foram contatadas pelo Movimento Antene-se para tratar da regulamentação da infraestrutura de telecomunicações nas cidades. Até o momento, 162 municípios, que reúnem mais de 30% da população brasileira, atualizaram suas leis (incluindo 16 capitais e o DF), o que abre caminho para a ampliação de conexões de dispositivos inteligentes.

Movimento Antene-se

O Movimento Antene-se busca contribuir para a modernização das leis sobre antenas nas principais cidades brasileiras, promover a inclusão digital e refletir sobre a implantação do 5G no país.  O Movimento é composto por uma coalizão de seis entidades, que representam diversos setores da economia: 

▪    Abrintel (Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações); 
▪    ABO2O (Associação Brasileira Online to Offline); 
▪    Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC - e de Tecnologias Digitais); 
▪    CNI (Confederação Nacional da Indústria)
▪    Feninfra (Federação Nacional de Instalação e Manutenção de Infraestrutura de Redes de Telecomunicações e de Informática). 
▪    TelComp (Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas)

A Carta Aberta do Movimento e novidades sobre o Antene-se e o tema da conectividade estão no site http://www.antenese.org.br e no perfil https://www.facebook.com/movimentoantenese

O Papel da Infraestrutura de Telecomunicações para a Criação das Cidades Inteligentes 
Data: 29/09/2022
Horário: 10h às 11h30 
Para acessar: http://www.antenese.org.br/ao-vivo | https://www.facebook.com/movimentoantenese 
Os links para a transmissão estarão abertos no horário do evento.

Relacionadas

Leia mais

Implementação rápida do 5G pode acrescentar R$ 81,3 bi no PIB em 2030, diz CNI
"5G vai impactar todas as esferas da sociedade", diz presidente da Qualcomm para América Latina
Ericsson e CNI lançam cartilha sobre 5G e o papel da Propriedade Intelectual

Comentários