O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, destacou nesta sexta-feira (29), durante live realizada pela Frente Parlamentar Mista de Infraestrutura e Logística (Frenlogi), que o Brasil tem enorme potencial para atrair investimentos para projetos da área de infraestrutura. Ele apontou que esse é um dos caminhos mais viáveis para que o país volte a crescer no momento pós-pandemia.
Robson Andrade ponderou, no entanto, que os investimentos só serão viáveis e só virão em grande escala se o país criar condições regulatórias e aprovar normas que levem segurança jurídica para investidores. “O Brasil é um celeiro de atrativos projetos diferentes áreas, como rodovias, portos, aeroportos, energia e saneamento”, afirmou o presidente da CNI.
“Na situação que o Brasil está hoje, porém, dificilmente o estrangeiro virá pela insegurança jurídica espalhada por todas as áreas, desde as agências reguladoras e o próprio Judiciário. Você dorme com uma legislação ou decisão e no dia seguinte cai por terra por decisão de um juiz. Precisamos de um ambiente seguro para investimento”, acrescentou Robson Andrade.
Ele observou que a CNI realizou estudos para as cinco regiões brasileiras sobre os projetos de infraestrutura de transporte imprescindíveis para a economia avançar. O último deles é de 2015 e, desde então, menos de 10% do que a CNI mapeou foi realizado. O destaque dos chamados "estudos regionais competitivos" foi mostrar a quantidade de obras que precisam ser feitas para a infraestrutura avançar e a economia que as obras representariam com a redução do custo logístico. “Vejo que o Congresso Nacional tem hoje um protagonismo muito grande e capacidade de fazer legislações para o Brasil retomar o crescimento que tanto sonhamos”, ressaltou.
O presidente da CNI também comentou que o país precisa de um plano para retomar as obras paradas. “Quando olhamos as obras paralisadas, temos que olhar quanto falta para acabar, qual o investimento e qual o retorno que ele vai dá”, pontuou. “A logística é fundamental para a indústria brasileira, mas o país tem a característica de investir muito pouco em logística. Esse quadro faz com que os custos de transporte dos nossos produtos sejam altamente encarecidos”, completou.
A live teve como tema “Os desafios da infraestrutura, da indústria e do agronegócio no pós-Covid-19”. Também participaram o presidente da Frenlogi, senador Wellington Fagundes; o presidente da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), Vander Costa; o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins; e o deputado federal Neri Geller.