O espírito olímpico está em alta e aproveitamos para te contar que o Serviço Social da Indústria (SESI) tem se destacado como um dos principais pilares do esporte brasileiro, investindo em atletas desde a infância até o alto rendimento. A instituição oferece programas de iniciação esportiva, escolas de formação e investe ativamente em equipes profissionais, contribuindo para o desenvolvimento de talentos e a conquista de títulos importantes.
A história do SESI no esporte é marcada por um trabalho consistente e de longo prazo. A crença de que o esporte é um instrumento fundamental para a formação de cidadãos mais completos e saudáveis, é forte desde o início. Por isso, investe em diversas modalidades, como basquete, vôlei, atletismo, judô e muitas outras.
De criança a medalhista olímpica
A trajetória de muitos atletas de alto rendimento brasileiros passa pelo SESI. Eles têm a oportunidade de treinar em condições profissionais, com acesso a equipamentos modernos, acompanhamentos técnicos e médicos de qualidade. E essa base sólida é fundamental para que a formação do atleta de alto rendimento.
Um exemplo desse trabalho é o basquete, com o SESI Franca, clube com maior tempo em atividade ininterrupta no basquete brasileiro. O Franca Basquete, fundado no dia 10 de maio de 1959, nasceu pelas mãos do educador físico Pedro Murilla Fuentes, mais conhecido como Pedroca. Outro case de sucesso é o caso do Vôlei Bauru, que na temporada 2018-19, firmou uma parceria com o SESI, passando a ter o nome de Sesi/Vôlei Bauru e destacando-se no Campeonato Paulista do mesmo ano, com uma campanha perfeita (nove vitórias em nove jogos) e conquistou seu primeiro título paulista de forma invicta.
Essas equipes são referência em suas respectivas modalidades e contam com atletas formados nas categorias de base do SESI.
O SESI nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris
Neste ano, o SESI teve uma participação histórica nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris. Ao todo, 39 atletas da instituição representaram o Brasil nas mais diversas modalidades. Entre eles, destacam-se:
Atletas Olímpicos:
-
Atletismo: Erik Cardoso, Felipe Bardi, Lucas Vilar
-
Basquete: Georginho de Paula, Lucas Dias
-
Ciclismo: Tota Magalhães
-
Judô: Michel Augusto
-
Triatlo: Manoel Messias
-
Vôlei: Lorenne Teixeira, Darlan Souza, Lukas Bergmann
Atletas Paralímpicos:
-
Atletismo: Aser Ramos, Gabriela Mendonça, Lucas Lima, Paulo H.Reis
-
Bocha: Evelyn Oliveira
-
Goalball: Ana Gabriely Brito, Danielle Longhini, Jéssica Vitorino, Moniza Lima, André Dantas, Josemarcio (Parazinho)
-
Tênis de Mesa: Catia Oliveira, Danielle Rauen, Joyce Oliveira, Claudio Massad, Paulo Salmin, Thiago Gomes
-
Vôlei Sentado: Bruna Lima, Gizele Dias, Janaina Petit, Laiana Batista, Nathalie Filomena, Suellen Delangelica, Daniel Yoshizawa, Levi Gomes, Marcio Borges, Renato Leite, Welllington Platini
Comissão Técnica:
-
Atletismo: Darci Ferreira (Técnico olímpico), Daniel Biscola (Técnico paralímpico)
-
Basquete: Helinho Garcia (Técnico)
-
Bocha: Roberto Ferreira (Auxiliar Técnico/Calheiro)
Um futuro promissor
Os investimentos do SESI no esporte têm um impacto positivo não apenas para os atletas, mas também para a sociedade como um todo. Ao formar atletas de alto nível, a instituição contribui para a promoção do esporte, a descoberta de novos talentos e a valorização do esporte brasileiro.
Com um trabalho consistente e de longo prazo, o SESI se consolida como um dos principais incentivadores do esporte no Brasil. A instituição demonstra que é possível formar atletas de alto nível e, ao mesmo tempo, contribuir para o desenvolvimento social e a inclusão.
Conheça o Geração SESI SENAI!
O projeto é uma iniciativa do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAI) para conectar alunos, professores e toda a comunidade da educação. Acesse nossos conteúdos na Agência de Notícias da Indústria e no canal do WhatsApp “Geração SESI SENAI”. Tire suas dúvidas e compartilhe os projetos da sua unidade através do nosso SAC. #AquiTemGeração