Em um campo historicamente dominado por homens, a presença feminina na robótica tem sido um desafio constante. Estudos mostram que, apesar de progressos significativos, a representatividade feminina na área da tecnologia ainda precisa de muito crescimento. De acordo com o Instituto AnitaB.org, em 2020 as mulheres representavam 28,8% da força de trabalho em tecnologia, um aumento comparado aos 25,9% em 2018 e 26,2% em 2019 (Computer Weekly). Contudo, esse crescimento não é uniforme em todos os setores da tecnologia. Na área de Engenharia e Manufatura, por exemplo, apenas 6,6% são mulheres, frente a 24,6% de homens (Gazeta do Povo).
Nesse contexto, comunidades como a FRG (First Robotic Girls) e a FLG (First Lego Girls) surgem como exemplos de mobilização que podem mudar a realidade feminina na robótica e no mercado de trabalho. Criadas por meninas de 14 a 19 anos , essas comunidades não são apenas um canal de suporte técnico, mas um espaço de acolhimento, inspiração pela igualdade e equidade de gênero na robótica.
Em entrevista exclusiva para o Geração SESI SENAI, integrantes da FRG e FLG compartilharam suas trajetórias na robótica desde a decisão de integrar uma equipe de robótica até a criação de comunidades para encorajar outras competidoras. São relatos autênticos que exemplificam como o apoio mútuo e o engajamento comunitário são essenciais para fortalecer a presença das mulheres na indústria da robótica.
Milhares de seguidores no Instagram
Os perfis das comunidades FRG (@firstroboticsgirls) e FLG (@firstlegogirls) no Instagram têm conteúdo novo toda a semana, com dicas para lidar com conflitos na robótica, calendário das competições, depoimentos e histórias de mulheres na ciência, além de newsletter semanal. Estas comunidades não só estão construindo um futuro mais inclusivo para a tecnologia, mas também estão provando que a robótica é um campo para todos, independentemente do gênero.
Conheça o Geração SESI SENAI!
O projeto é uma iniciativa do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem(SENAI) para conectar alunos, professores e toda a comunidade da educação. Acesse nossos conteúdos na Agência de Notícias da Indústria, no canal doWhatsApp “Geração SESI SENAI” e se inscreva em nossa Newsletter. Tire suas dúvidas e compartilhe os projetos da sua unidade através do nossoSAC. #AquiTemGeração