Os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental da SESI Escola Mossoró (RN) estão participando do ‘Projeto sobre Alimentação Saudável e Planejamento de Compras’, que foi desenvolvido pela escola, com o objetivo de orientá-los a realizarem escolhas alimentares saudáveis e planejarem as compras de forma inteligente. Por isso, o professor responsável pelo projeto, Airton Baracho, teve a ideia de realizar uma aula de campo em um supermercado local para os estudantes aprenderem na prática sobre o assunto.
A dinâmica foi uma oportunidade perfeita para aplicar os conhecimentos teóricos aprendidos no projeto, que estimulam um consumo consciente e responsável. Após a visita, a atividade também contou com uma reflexão em sala de aula onde foram divididas as experiências e também apresentados os relatórios do que foi selecionado.
A iniciativa funcionou da seguinte forma: os alunos foram divididos em grupos e receberam um orçamento fictício de R$ 1.000 para montarem um carrinho de compras completo e saudável. Todos os itens passaram por um processo de comparação de preços, leitura de rótulos e planejamento de necessidades.
“Levar os estudantes ao supermercado foi uma forma de conectar a teoria com a prática. Foi um momento muito divertido. Além disso, os alunos aplicaram o que aprenderam em um ambiente real, tomando decisões conscientes sobre suas compras, foi extremamente gratificante. Esse tipo de atividade vai além do aprendizado acadêmico, forma cidadãos críticos, capazes de tomar decisões que afetam diretamente suas vidas e a sociedade em que vivem”, disse o professor, Airton Baracho.
Na visão dele, a experiência prática demonstrou que o ambiente escolar pode ser um local de aprendizado para a vida toda. “A preparação é essencial, para que os estudantes façam escolhas conscientes e responsáveis em diferentes áreas de suas próprias vidas”, refletiu.
A coordenação escolar da SESI Escola Mossoró (RN) também acompanhou de perto a atividade. “A proposta de unir os conceitos de alimentação saudável com práticas reais de planejamento de compras foi um sucesso. Os alunos participaram ativamente e trouxeram reflexões importantes para a sala de aula,” destacou a coordenadora, Maria Cleoneide.
A coordenadora Cibely Costa também reforçou a importância do projeto para a formação cidadã dos alunos. “Trabalhar temas como a fome e a insegurança alimentar de maneira prática ajuda os alunos a desenvolverem uma consciência social desde cedo, algo que prezamos muito na nossa escola”, afirmou.
Os alunos da turma do 6º ano aprovaram a iniciativa. A estudante Cibele Louise reconheceu a importância dos processos de análise. “Foi muito interessante ver como funciona todo um processo em um supermercado, o processo de triagem dos produtos que passaram da validade. Essa visita nos ensinou a sermos consumidores mais conscientes”, relatou.
Já a aluna Vivian Maria ressaltou os benefícios da atividade prática. “Aprendemos muito sobre como escolher os alimentos e como fazer as compras de forma inteligente, meu grupo ficou com um valor fictício de R$ 1.000. Agora, sei que planejar antes de comprar pode ajudar a economizar e a evitar desperdícios, eu amei esse trabalho”, comentou.
Conheça o Geração SESI SENAI!
O projeto é uma iniciativa do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAI) para conectar alunos, professores e toda a comunidade da educação. Acesse nossos conteúdos na Agência de Notícias da Indústria e no canal do WhatsApp “Geração SESI SENAI”. Tire suas dúvidas e compartilhe os projetos da sua unidade através do nosso SAC. #AquiTemGeração