WorldSkills 2019: Na impressão, a única guria

Andressa quer garantir o terceiro ouro do Brasil na WorldSkills, o mundial de profissões técnicas

Andressa conta que o primeiro pensamento que teve quando conheceu a WorldSkills foi: "É isso que eu quero para mim e eu vou fazer"

Em 2018, 13 homens e Andressa Batista de Souza, 19 anos, disputaram a vaga para saber quem iria representar o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de artes gráficas Henrique D'ávila Bertaso na etapa nacional da ocupação Mídia Impressa. Andressa ganhou não apenas a vaga pela escola, mas venceu a etapa estadual e foi ouro na disputa nacional.

Agora é a hora de se preparar para a maior competição de educação profissional do mundo, que acontece na cidade de Kazan, na Rússia, em agosto deste ano. A “única guria”, como ela mesmo diz, terá na WorldSkills 2019 rivais profissionais de mais de 50 países e uma pressão a mais: o Brasil ganhou dois ouros nas duas últimas competições. Andressa quer trazer a terceira medalha.

A inspiração para competir veio numa das aulas do curso de aprendizagem de Impressão OffSet, no SENAI de artes gráficas Henrique D'ávila Bertaso, em Porto Alegre. Andressa teve a sorte de encontrar Victor Bernardo, campeão de 2015 na modalidade na WorldSkills em São Paulo.

“Ele lá contou a história para toda turma, contou a experiência, explicou como funcionava a WorldSkills e eu me encantei. Eu pensei: "é isso que eu quero para mim e eu vou fazer". Meus colegas também se interessaram. Eu era a única guria”, conta Andressa, que se intimidou no início, mas depois se encheu de força e disse a si mesma que iria vencer.

Em abril deste ano, a jovem vai fazer intercâmbio na China para treinar para o desafio na Rússia. “É uma responsabilidade muito grande”, reconhece. “Tenho uma família muito humilde. Os meus pais só estudaram até a 4ª série. Então eles pensaram: meus filhos vão estudar. Sempre nos incentivaram”, conta Andressa, orgulho da família Souza.

Relacionadas

Leia mais

Tudo sobre a WorldSkills 2019, o mundial de profissões técnicas
VÍDEO: Conheça a rotina de treinos dos brasileiros que vão à WorldSkills 2019
SENAI divulga nomes dos competidores que vão representar o Brasil na WorldSkills 2019

Comentários