Virtual, gratuito e para empreender mudanças: Menos30 Fest chega à sua oitava edição

Com mais de 50 cursos e oficinas, o festival oferece educação voltada para o empreendedorismo e acontece em formato 100% digital

O festival de inovação, educação e empreendedorismo o Menos30 Fest será em formato 100% digital

Entre os dias 31 de agosto e 4 de setembro, acontece a oitava edição do Menos30 Fest, o festival de empreendedorismo e inovação que faz parte de uma ampla agenda de valor social da Globo, voltada para educação integral e juventude. Neste ano, o evento promove debates e reflexões sobre novas formas de empreender e pensar a sociedade em meio a esta nova realidade. Ao longo de cinco dias, a educação voltada para o empreendedorismo estará em pauta em cursos on-demand, oficinas, debates, palestras, pitches e atrações.
 
Por conta da necessidade de isolamento social, pela primeira vez a programação acontece virtualmente, para todo o Brasil, e com transmissão inédita e ao vivo no YouTube da Globo, pelo G1 e no portal da Menos30 Fest. A edição também é patrocinada por entidades do Sistema S: Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI)Serviço Social da Indústria (SESI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).
 
Diverso, gratuito e para todos, o Menos30 Fest 2020 carrega como tema ‘É hora de empreender mudanças’, tendo como pano de fundo a pandemia do novo coronavírus e os impactos trazidos para a sociedade e o planeta, e como esse cenário exige uma nova forma de criar, empreender e inovar – no presente e no futuro. O formato digital dará aos participantes uma experiência completa, já que as atividades serão divididas por turnos.

Grandes Encontros debate futuro das profissões e do ensino

Evento contará com a participação de especialistas na área do conhecimento, da inovação e da tecnologia, como o diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi

Dedicado ao tema nova aprendizagem, o segundo dia (01/09) do Menos30 Fest levantará o debate sobre educação inovadora e futuro das profissões. O evento contará com a presença de três convidados: Iberê Thenório, cocriador do Manual do Mundo; Alexandre Pellaes, mestre em Psicologia pela USP; e Rafael Lucchesi, diretor-geral do SENAI. A mediação será da apresentadora Astrid Fontenelle. 

Em pauta, o desafio de produzir conteúdos interessantes para inovar na forma de ensinar e aprender e as competências do profissional do futuro. Referências no tema, os convidados vão trocar experiências e sugerir caminhos em um momento desafiador para o ensino.

Festival aborda a nova realidade em diversas áreas

Tecnologia e ambiente digital serão um dos temas do evento virtual

O festival traz uma série de convidados e uma agenda composta por cinco macro temas: sociedade digital, nova aprendizagem, saúde & meio ambiente, impacto social e cultura. São pautas que vão abordar a importância da educação empreendedora, inserção econômica e do impacto social, aprofundando assuntos como o futuro das profissões, paixão pela ciência, saúde mental, ativismo ambiental, diversidade e a arte como forma de transformar a realidade.

Cedendo o palco aos jovens empreendedores e startups em estágio inicial, uma Batalha de Pitches acontece nos quatro primeiros dias do evento, cujos destaques serão escolhidos pela votação virtual do público e análise de uma banca de especialistas. Cada vencedor leva o prêmio de R$ 15 mil para impulsionar seus negócios. Na sexta-feira, os pitches dão lugar a uma competição entre rappers da nova geração. O evento também se encerra, diariamente, com shows e atrações exclusivas.

A programação completa e os detalhes das inscrições para oficinas, mentorias e cursos estarão disponíveis no portal da Menos30 Fast. O convite para abraçar as discussões vai circular ainda em chamadas na TV aberta, por assinatura e nas redes sociais da Globo, e o conteúdo das mesas de debates também ficará disponível no Globoplay.

Por dentro da programação

Confira a programação completa do Menos30 Fest — Foto: Divulgação

Cursos on demand

Momento dedicado ao aprendizado. De 17 de agosto a 18 de setembro, serão disponibilizados gratuitamente cursos livres de empreendedorismo e práticas para equilibrar o corpo e a mente. Os participantes podem se inscrever em mais de 50 cursos ministrados à distância e em parceira com diversas empresas e consultorias brasileiras. Os temas são variados, como técnicas para aumentar visitas em sites, carreira, e-commerce, inteligência emocional, marketing, sustentabilidade, meditação, organização doméstica, como monetizar games e metodologias ágeis.

Grade da Manhã - das 10h às 12h

Oficinas em salas fechadas

Espaço para pré-inscritos que desejam obter um direcionamento para suas iniciativas empreendedoras. As aulas de capacitação acontecem das 10h às 11h30, e serão ministradas em parceria com instituições como SEBRAE, SENAI, Ton e Hotmart. As mentorias são gratuitas e para participar será necessário fazer a inscrição antecipadamente no site do festival.

Grade da Tarde - Transmissão aberta das 17h às 20h no YouTube da Globo, G1 e Menos30 Fast

Grandes Encontros

Das 17h às 18h, acontecem as mesas de debates reunindo uma série de especialistas, criadores, artistas e personalidades, explorando assuntos do interesse coletivo na atualidade. Um mediador da Globo conduzirá a conversa, que contará com a presença de três participantes. Temas como transformação dos negócios pós-pandemia, competências profissionais e diversidade nas empresas estarão entre os assuntos abordados.

Falas Afiadas

Entre 18h e 18h30, é hora de acompanhar ensinamentos e palestras com um olhar de capacitação e inspiração. Serão conversas mais curtas e dinâmicas, em duplas, ao estilo das lives que ganharam muito espaço nas redes sociais durante a pandemia.

Batalha de Pitches

Quer empreender? Aqui, startups e empreendedores independentes podem se inscrever para apresentar seus projetos, e o vencedor de cada dia será escolhido após votação do público e análise de uma banca de convidados. Neste ano, a seleção dos participantes contou com a curadoria especial de duas consultorias: A Quintessa (que se dedica a ressignificar o papel de empresas na geração de impacto e valor para a sociedade) e a GVAngels (organização sem fins lucrativos da Fundação Getúlio Vargas, que tem por objetivo conectar start-ups inovadoras e investidores anjos experientes).

A apresentação será das 18h30 às 19h30, também com transmissão ao vivo, e os vencedores da competição ganham R$ 15 mil para tirar seus sonhos do papel. No último dia, a novidade fica por conta da batalha dar palco para rappers da nova geração, unindo a disputa às atrações artísticas diárias do festival.

Atrações

Para encerrar cada dia do festival, das 19h30 às 20h, um talento musical e artístico se apresenta remotamente em uma performance única e especial.

Menos30 Fest

Quando? 31 de agosto a 4 de setembro, das 10h às 20h
Onde? YouTube da Globo, G1 e portal Menos30 Fast 
Gratuito e virtual. O acesso às oficinas e cursos acontece mediante inscrição.

Relacionadas

Leia mais

FIEPB realizará webinar sobre Reforma Tributária com relator Aguinaldo Ribeiro e empresários
Confiança cresce em mais de 90% dos setores industriais
Respirador projetado pela NASA está em produção no Brasil

Comentários