VÍDEO: Ritaharju School avalia os alunos através de aplicativos on-line

Localizada em Oulu, Finlândia, a Ritaharju School foi escolhida entre 12 escolas do mundo pelo programa Microsoft School of The Future, um projeto de transformação digital a fim de melhorar o ensino e aprendizado

Localizada em Oulu, no Norte da Finlândia, a Ritaharju School foi escolhida entre 12 escolas do mundo pelo programa Microsoft School of The Future, um projeto de transformação digital a fim de melhorar o ensino e aprendizado. A escola pública, de ensinos infantil e fundamental, também funciona como um centro comunitário e ponto de encontro da população do bairro. O edifício comporta 1.100 alunos e é dividido em cinco células.

Os alunos também se organizam em “cores”, formando grupos de acordo com o temperamento e características de cada um, personalizando a aprendizagem. A arquitetura da escola foi projetada para criar um ambiente que traz a sensação de felicidade e bons sentimentos para os alunos, com grandes espaços e paredes que se abrem, proporcionando diferentes situações para o estudo.

A abordagem acadêmica é baseada na integração da tecnologia em um currículo inovador, que inclui aulas como economia doméstica, marcenaria, esportes e também a realização de projetos de pesquisa. Os professores avaliam os alunos em tempo real, através de um aplicativo on-line. Outra forma de avaliação é através das reuniões com os pais, duas vezes por ano, com o debate de metas e objetivos para cada aluno, mediante a sua vontade, e também com o acompanhamento do seu rendimento. O papel do professor deixa de ser controlador e se torna facilitador, já que os alunos possuem mais autonomia. É o que você vai ver no décimo primeiro episódio da série Destino Educação: Escolas Inovadora s, realizada pelo Canal Futura em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI).

 

A SÉRIE - A série Destino Educação: Escolas Inovadora s apresenta doze escolas de nove países. Conheça colégios da Finlândia, Holanda, Índia, Inglaterra, Argentina, Brasil, Colômbia, Dinamarca e Estados Unidos que inovaram na forma de ensinar e mudaram as suas práticas pedagógicas, currículo escolar, infraestrutura, entre outros aspectos. Esta atitude é uma boa forma para para motivar uma aprendizagem mais dinâmica, conectada com seu entorno e próxima da realidade dos estudantes.

O documentário tem 13 episódios, de 52 minutos cada. Com o objetivo de refletir sobre as iniciativas de inovação no ambiente escolar, cada capítulo é dedicado a uma escola diferente e o último apresenta todas as instituições da série.

Relacionadas

Leia mais

Reaproximação de Brasil e Argentina abre espaço para agenda da indústria, avalia CNI
VÍDEO: Alunos de colégio dos Estados Unidos fazem projetos semestrais para colocar tudo que aprendem em prática

Comentários