Vagas abertas no SENAI! 11,8 mil oportunidades para cursos gratuitos e pagos

É possível estudar em diferentes estados brasileiros, nas áreas de Culinária, Mecânica, Logística e muito mais. Quase 6 mil vagas são gratuitas

Homem, de jaleco, está de costas mostrando máquina com vários fios em laboratório.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) está com 11,8 vagas para cursos gratuitos e pagos. Há oportunidades no formato presencial e remoto em diferentes estados brasileiros.

Os cursos são em diversas áreas, como Alimentos e Bebidas, Construção Civil, Couro e Calçados, Eletroeletrônica, Logística, Madeira e Mobiliário, Polímeros e Tecnologia da Informação. São 5,8 mil vagas totalmente gratuitas.

Amapá

SENAI-AP, na Unidade de Macapá, tem vagas disponíveis para cursos de áreas de Segurança do Trabalho, produção de Ovos de Páscoa, PowerBI, Excel Básico e Avançado e tantos outros. Ao todo são mais de 150 vagas, em sete cursos rápidos presenciais no período noturno. Para mais informações acesse o site do SENAI-AP ou o Futuro.Digital.

Distrito Federal

O SENAI-DF está com 250 vagas abertas em cursos gratuitos. São 160 oportunidades pelo Programa SENAI de Gratuidade Regimental, em cursos técnicos, de qualificação profissional e de aperfeiçoamento nas modalidades presenciais, semipresenciais e a distância. As outras 90 vagas são pelo programa DF Inova Tech, que é uma iniciativa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF e da Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAP-DF), executada pelo SENAI-DF. O objetivo é qualificar pessoas para o setor produtivo, estimulando a inovação. Os interessados devem se inscrever pelo site SENAI-DF.

Minas Gerais

O SENAI-MG está com 5,5 mil vagas para cursos técnicos. O diferencial está no valor da primeira mensalidade, que é R$ 79,90 para todos os cursos. Já as demais mensalidades têm valor fixo e variam conforme o curso e a unidade escolhidos. As inscrições podem ser feitas até o dia 25 de fevereiro pelo site da FIEMG

Entre as modalidades de cursos disponíveis estão: Técnico em Logística; Técnico em Mecânica; Técnico em Eletrotécnica; Técnico em Vestuário; Técnico em Soldagem; Técnico em Segurança do Trabalho; Técnico em Refrigeração e Climatização; Técnico em Redes de Computadores; Técnico em Química; Técnico em Qualidade; Técnico em Planejamento e Controle de Produção; Técnico em Panificação; Técnico em Modelagem do Vestuário; Técnico em Mineração; Técnico em Metalurgia; Técnico em Meio Ambiente e Técnico em Mecatrônica. As inscrições para os cursos técnicos do SENAI-MG podem ser feitas por meio do preenchimento de um formulário de pré-matrícula no site da FIEMG.

Paraíba

O SENAI-PB está com 944 vagas para cursos de aprendizagem industrial técnica e básica, nas cidades de João Pessoa, Bayeux, Caaporã, Campina Grande e Sousa. As empresas interessadas devem fazer a reserva de vagas até o dia 29 de fevereiro de 2024, através de um formulário de cadastro. As vagas estão distribuídas em cursos nas áreas de Alimentos, Couro e Calçados, Eletroeletrônica, Eletrotécnica, Gestão, Logística, Metalmecânica, Tecnologia da Informação e Vestuário. O resultado será divulgado pelo SENAI/PB para cada indústria solicitante via e-mail cadastrado no requerimento e fica sob responsabilidade da empresa encaminhar o candidato para efetuar sua matrícula na unidade ofertante. Mais informações no site do SENAI-PB.

Piauí

O SENAI-PI abriu inscrições para o preenchimento de vagas dos Cursos Técnicos de Nível Médio, na forma subsequente ao ensino médio, na modalidade presencial. Os cursos serão ofertados de forma gratuita pelas unidades de ensino de Teresina e Parnaíba.

O Programa SENAI de Gratuidade Regimental – PSGR destina vagas de gratuidade regimental a pessoas de baixa renda, preferencialmente, trabalhador, empregado ou desempregado. As inscrições são gratuitas e serão realizadas até o preenchimento das vagas ofertadas, considerando-se o cadastro de reserva (excedentes). O edital contendo todas as informações e a realização das inscrições podem ser realizadas online, no site do SENAI-PI

Rio Grande do Sul

O SENAI-RS lançou um novo edital do Programa de Qualificação para a Indústria Gaúcha com 4,5 mil vagas gratuitas para público em geral. São 40 cursos com mais de 160h que serão disponibilizados em 35 unidades do SENAI-RS, em 29 cidades, conforme a demanda das indústrias de cada região.

As áreas abrangidas no Programa são: Alimentos e Bebidas; Construção Civil (Edificações, Instalações e Pesada); Couro e Calçados; Eletroeletrônica; Logística; Madeira e Mobiliário; Metalmecânica (Fabricação Mecânica, Mecânica, Metalurgia e Soldagem); Polímeros e Tecnologia da Informação. As inscrições devem ser feitas presencialmente nas unidades operacionais do SENAI-RS. Os candidatos devem ter mais de 18 anos e assinar a autodeclaração de baixa renda. Informações pelo telefone (0800 051 8555) ou pelo site do SENAI-RS.

Tocantins

O SENAI-TO está disponibilizando 824 vagas gratuitas em cursos de capacitação profissional.  A oferta abrange diversas áreas e será distribuída nas unidades do SENAI em Araguaína, Gurupi, Palmas, Paraíso do Tocantins e Taquaralto. As cargas horárias variam de 8 a 230 horas, contemplando cursos presenciais e semipresenciais, com previsão de início entre fevereiro e junho. Interessados devem entrar em contato com as respectivas unidades do SENAI para obter mais informações e realizar inscrições. 

SENAI é referência em educação profissional na América Latina

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) é o principal parceiro da indústria na formação de trabalhadores e na inovação. Maior rede privada de educação profissional do país e uma das maiores do mundo, está presente nos 26 estados e no DF, com cerca de 2,8 milhões de matrículas/ano. Em 82 anos de história, formou mais de 88 milhões de pessoas em cursos técnicos, de qualificação, nível superior, aperfeiçoamento e especialização, sempre alinhados às demandas do setor produtivo.

Sobre o levantamento quinzenal de vagas

A Agência de Notícias da Indústria faz um levantamento quinzenal de vagas abertas pelo SENAI em todo o Brasil junto às federações das indústrias. O levantamento tem caráter jornalístico. Para tirar dúvidas ou obter mais detalhes, entre em contato com o SENAI do seu estado.

Relacionadas

Leia mais

Viva o SENAI: 82 anos de vanguarda na educação e inovação para a indústria
Vagas de verão SENAI: cursos com desconto para concluir ainda nas férias
SENAI ajudou a formar mais de 70 mil alunos em 11 países, por três continentes

Comentários