Um futuro empreendedor

Ítalo se prepara para competir na WorldSkills, “a copa do mundo” das profissões técnicas e faz planos para o futuro

O jovem teve que deixar o hobbie, que é jogar futebol, de lado para se concentrar na competição

O incentivo veio de dentro de casa. Quando tinha 14 anos, Ítalo Silva Cruz foi levado pelo pai para uma escola do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) na capital paulista para fazer o seu primeiro curso técnico, na área de elétrica residencial. No início, a ideia não o agradou muito. Hoje, aos 19 anos, Ítalo é um apaixonado pelos estudos se aprontando para representar o Brasil na WorldSkills 2019, a maior competição de ensino profissional do mundo, que será realizada em agosto, em Kazan, na Rússia.

O jovem baiano de Itabuna concorre na categoria refrigeração e ar condicionado. Em outubro de 2018, ele foi medalha de prata na WorldSkills Americas, em Santiago, no Chile. O convite para participar da competição veio de um professor, na escola.” Como eu sempre busquei oferecer o melhor de mim, enxerguei uma oportunidade para mostrar o meu trabalho”, lembra Ítalo.

“Sou uma pessoa mais madura, segura e focada”, afirma Ítalo sobre os benefícios que a WorldSkills trouxe para ele

A rotina de treinamento de Cruz é pesada. Desde 2017, ele treina oito horas por dia, cinco vezes por semana. “Para as provas, é preciso entender a teoria. Mas a maioria das atividade realmente é prática”, afirma. Os treinamentos envolvem a montagem de câmaras frigoríficas e outras tarefas da área de refrigeração. O futebol, outra de suas paixões, teve que ser esquecido por enquanto.

Para Ítalo, participar das seletivas do WorldSkills provocou transformações em sua vida. “Sou uma pessoa mais madura, segura e focada”, avalia. Depois da competição, o estudante pretende voltar para a graduação em engenharia mecânica. “No futuro, quero abrir uma empresa na área de refrigeração e ar condicionado”, planeja.

Relacionadas

Leia mais

Tudo sobre a WorldSkills 2019, o mundial de profissões técnicas
VÍDEO: Conheça a rotina de treinos dos brasileiros que vão à WorldSkills 2019
SELETIVAS WORLDSKILLS: Conheça os vencedores das provas de 9 a 14 de setembro

Comentários