Tubete biodegradável e robô para inspeção de tubulações de água e esgoto são os campeões da Mostra Inova

Equipes vencedoras ganharam uma viagem técnica com três dias de duração para Recife (PE)

Os vencedores da Mostra Inova edição 2018 foram divulgados na tarde deste domingo (8) na 10º Olimpíada do Conhecimento, em Brasília. O produto Bio Sustein: Plantando o Futuro, ganhou em primeiro lugar. O projeto pertence ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Sertãozinho (SP) e trouxe como inovação um tubete biodegradável. A ideia é usar o produto substituindo o plástico que envolve as raízes das mudas. O tubete é feito de sobras de cana de açúcar e manga, comuns na região.

Equipe de Sertãozinho (SP) levou o primeiro lugar na categoria Produtos Inovadores com o Bio Sustein, um suporte biodegradável para plantação de mudas

“Está provado que o plantio por mudas pré-brotadas geram maior rendimento na agricultura. Entretanto, um dilema é o plástico que envolve as raízes, que viram lixo. O tubete biodegradável desenvolvido pela nossa equipe é absorvido pela própria terra, diminuindo os resíduos e facilitando a vida do produtor, que não vai precisar retirar o plástico da terra”, explica Elaine Ruzgus Pereira Pinto, responsável pelo projeto.

Pelo voto popular, o produto vencedor foi a Luva-Guia, desenvolvida pelo estudante Vinicius Bail, 17 anos, do SENAI do Paraná. O equipamento vibra quando o cego se aproxima de algum obstáculo. Ele comenta que o processo começou com luva que vibrava graças a um motor de joystick de video-game. Depois, ele aprimorou usando um sistema de vibração como o de celular e, além da luva, há também a pulseira, como opção mais leve. O produto ainda tem integração com um aplicativo de celular, que avisa se a bateria está acabando e ajuda na localização do cego por um sistema de GPS.

“Estou feliz por o público aceitar um equipamento que vai fazer o bem, abrindo as portas da inclusão para sermos uma sociedade mais justa, com oportunidades para todos”, comemorou o estudante, que perdeu a visão ainda na infância por conta de um acidente. A pulseira já está disponível para a comercialização.

Estudantes responsáveis por apresentar a Luva-Guia aos visitantes da OC2018, que ajuda cegos a identificarem obstáculos próximos

PROCESSOS - Na categoria processos, o projeto vencedor foi o Sistema de Vídeo Inspeção Robotizada para Redes com TIL radial, condominial ou Curva de 90 graus vertical. A ideia, desenvolvida no SENAI de Goiás, propõe o uso de um robô para fazer a inspeção na tubulação de redes de água, esgoto ou gás. O equipamento é capaz de registrar fotos, fazer filmagens e analisar as redes para detecção e seleção de anomalias, com emissão de laudos de resolução dos problemas de forma precisa e ágil.

Pelo voto popular, a escolha foi do projeto Safity Total, da Paraíba. Trata-se de um sistema de monitoramento que auxilia no processo de gestão de equipamentos de proteção individual, com foco na construção civil. A ideia é reduzir o número de indenizações pagas pelas empresas pelo não uso dos equipamentos de segurança.

PRÊMIOS - De acordo com Mônica Mariano, coordenadora da Mostra Inova, os projetos apresentados vieram com maturidade maior do que em edições anteriores e muitos já estão prontos para serem comercializados em escala. Ela comenta que foram 310 inscritos para a seleção de 50.

As equipes vencedoras na avaliação técnica pelas categorias produtos e processos inovadores ganharam viagem de três dias de duração para Recife (PE). No caso da vitória por produto, a escola vai levar também uma impressora 3D multifuncional. Os ganhadores pelo voto popular levaram como prêmio um curso presencial no valor de até R$ 2 mil.

CONFIRA VÍDEO SOBRE A MOSTRA INOVA

Relacionadas

Leia mais

Empresas investem cada vez mais recursos próprios em responsabilidade social
VÍDEO: Olimpíada do Conhecimento mostra novo conceito de abastecimento: o Eco Posto
VÍDEO: Confecção 4.0 personaliza roupas com precisão e agilidade

Comentários