SESI Paraná desenvolve projeto de creche dentro de empresas para mães trabalhadoras

A iniciativa já é uma realidade para mulheres de uma indústria multinacional de Curitiba, que têm filhos estudando no Centro de Educação Infantil Kinderhaus, uma parceria entre a Bosch e o SESI Paraná

Muitas mulheres enfrentam um grande desafio ao tornarem-se mães: encontrar um lugar para deixar o bebê após a licença-maternidade. O déficit de vagas em creches no Brasil já passa de 1 milhão, segundo o IBGE. Por isso, ter um espaço para deixar o filho dentro da própria empresa, e ainda poder amamentá-lo, ou buscá-lo no fim do dia rapidamente, sem descolamento, soa como um sonho para várias mães. Porém, já é uma realidade para mulheres de uma indústria multinacional de Curitiba, que têm filhos estudando no Centro de Educação Infantil Kinderhaus, uma parceria entre a Bosch e o SESI Paraná , que realiza toda a gestão educacional e nutricional do espaço.

“O projeto de ter educação infantil que beneficiasse os trabalhadores, principalmente as mulheres, era um sonho da Bosch. Porque percebe-se que, quando as mulheres viram mães, muitas acabam saindo do seu ambiente de trabalho, e não retornam para a empresa. Além de a creche vir ao encontro de uma necessidade da maternidade, ela amplia o gênero feminino dentro da fábrica e retém talentos”, explica José Antonio Fares, superintendente do SESI Paraná. Justamente por isso, as colaboradoras tiveram prioridade na seleção das vagas – depois que todas as mulheres com filhos na faixa etária foram atendidas, as vagas foram abertas para colaboradores homens, por meio de sorteio. 

O Centro de Educação Infantil Kinderhaus (casa de criança, em alemão), que foi construído em uma área da empresa que tem sede na Alemanha, atende 100 crianças, dos seis meses aos cinco anos de idade. Nove professoras e 15 auxiliares, além de uma psicóloga e da coordenação, fazem o atendimento aos alunos. 

O ensino é bilíngue (português-inglês), a partir do Maternal II, e a metodologia empregada no espaço segue a mesma linha de todo o sistema de ensino do SESI, que valoriza os saberes do estudante e forma alunos autônomos.  “Valorizamos os saberes das crianças. E, a partir deles, projetamos novos conhecimentos”, explica Lilian Luitz, gerente de educação do SESI. Atividades extras, como oficinas de artes e modelagem, estão na grade curricular. Além disso, o SESI tem parceria com o Programa Lego Zoom (ensino com princípios tecnológicos), que oferece soluções de aprendizagem para crianças e adolescentes. 

Lilian destaca, ainda, o programa de Educação Nutricional que é oferecido no Kinderhaus, com vivências de práticas alimentares saudáveis. As refeições servidas na escola (lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar) são realizadas em uma cozinha e refeitório próprios, com cardápio elaborado por uma nutricionista do SESI. Três merendeiras são responsáveis pela cozinha – uma delas exclusivamente para a parte de creche (0 a 3 anos). Para crianças desta faixa etária, faz parte da infraestrutura um lactário e uma sala de amamentação para as trabalhadoras da multinacional. O espaço conta também com cinco salas de aula, solário, biblioteca, brinquedoteca, sala de aula ao ar livre e playground externo. 

Outra linha da proposta pedagógica é desenvolver atividades com foco em sustentabilidade – são as crianças quem vão plantar a horta do espaço. Um projeto de compostagem também faz parte do cotidiano dos alunos.  “A gente quer emitir o mínimo de resíduos possível, fazer todo o reaproveitamento”, destaca Juliana Neppel Soares, colaboradora do SESI que coordena o Centro de Educação Infantil. 

PARCERIA COM A INDÚSTRIA - A parceria entre a Bosch e o SESI Paraná é inédita: a empresa contratante é responsável pela infraestrutura física do local, enquanto o SESI cuida de toda a gestão educacional, de profissionais e prestadores de serviço da creche. O pagamento da mensalidade por parte do trabalhador vai depender do arranjo de cada empresa – no caso da Bosch, 80% são subsidiados pela companhia, o trabalhador entra com uma coparticipação de 20% do valor. 

De acordo com Fares, o projeto cumpre a missão institucional do SESI. “Atendemos a indústria dentro da indústria, uma necessidade pontual no que se refere ao desenvolvimento social e a responsabilidade social, aproximando os trabalhadores e seus familiares da empresa. O SESI está fazendo toda essa articulação para aumentar o vínculo entre o trabalhador e a indústria”, destaca. Além disso, o Kinderhaus é um exemplo de parceria que pode chegar a outras indústrias e empresas. “Temos um belíssimo produto em mãos para oferecer ao mercado”, completa. 

Serviço 
Interessados em conhecer o projeto para implementação em empresas e indústrias devem entrar em contato com o a gerência de educação do SESI Paraná, no telefone: (41) 3271-9240 ou pelo site www.sesipr.com.br/educacaoinfantil 

 

LEIA TAMBÉM

Relacionadas

Leia mais

Ex-alunos do SENAI são referências nas áreas empresarial, automobilística e moda
Conheça as equipes que vão participar do Torneio Nacional de Robótica 2018
A indústria é delas: mulheres conquistam espaço no setor industrial

Comentários