SESI Mato Grosso lança Portal da Leitura

Portal da Leitura, que reunirá obras literárias e de pesquisa, será lançado nesta sexta-feira (25.01) pelo Sesi

Romances, biografias, coletâneas de contos, crônicas, poesias, ensaios, além de atlas, enciclopédias e dicionários. Todas essas obras literárias e de pesquisa estarão disponíveis para consulta no Portal da Leitura, um agregador de conhecimento que será lançado nesta sexta-feira (25.01) pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) em Mato Grosso e reunirá o acesso a 32 bibliotecas online do Brasil e do mundo, disponibilizando para a população mais de 100 mil títulos de domínio público.

O Portal da Leitura, que tem a meta de estimular o exercício da cidadania por meio da difusão do conhecimento, poderá ser acessado no endereço www.sesimt.org.br/portaldaleitura. Com esse lançamento, o Sesi-MT visa estimular a maneira democrática e versátil de aprender pela internet, fomentando a pesquisa e o estudo de títulos literários e didáticos armazenados em ‘nuvem’, ou seja, em computadores e servidores de todo o mundo compartilhados e interligados pela rede e acessíveis gratuitamente.

As bibliotecas disponíveis no Portal da Leitura estão organizadas em três categorias: Literatura, Conhecimentos Gerais e Conhecimentos em Saúde. Entre as fontes reunidas estão bibliotecas online da Universidade de São Paulo (USP), Senado Brasileiro, Carlos Drummond de Andrade, Ministério da Saúde, Acervos especializados em Oncologia e Enfermagem, além de reunir as campeãs de buscas como Domínio Público, Obras Raras e a Biblioteca Digital Mundial.

Com o Portal da Leitura, o Sesi-MT expande para a sociedade atitudes e conceitos bem-sucedidos em Educação, como o uso da leitura para facilitar o aprendizado, o que contribui, por exemplo, para que alunos das unidades Sesiescola estejam acima da meta de 2022 do Índice de Desenvolvimento de Ensino Básico (Ideb). Além disso, com a experiência de mais de 63 mil atendimentos em cursos de Educação Continuada (ECO) no setor industrial em 2012, a instituição pretende colaborar para que toda a população tenha acesso a conteúdos didáticos e pedagógicos que estimulem a cidadania e a inclusão social.

De acordo com o presidente do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt) e Diretor Regional do Sesi-MT, Jandir José Milan, o Portal da Leitura reúne de maneira prática conteúdos diversificados, que serão uma fonte importante para trabalhadores e alunos que não têm acesso a bibliotecas ou cursam o ensino a distância. “O intuito é que esse Portal seja referência de estudo para professores, estudantes, pesquisadores e toda a população. Um ambiente virtual para a construção do conhecimento, que contribua para o desenvolvimento da educação e da cultura não só no Estado mas em todo país”, frisa Milan.

AULAS EM 3D – Neste ano letivo, o Sesi-MT também implantará de maneira pioneira uma inovadora metodologia de ensino nas escolas da rede, as aulas em 3D. A tecnologia, que é a mesma utilizada em cinemas e grandes parques temáticos ao redor do mundo, transporta os alunos para ambientes dinâmicos e interativos, contribuindo para o dinamismo no aprendizado. São mais de 600 aulas em 3D, disponibilizadas para as matérias de química, biologia, física e matemática, voltadas para o Ensino Fundamental e Médio.

LANÇAMENTO – O lançamento oficial do Portal da Leitura em Mato Grosso e a demonstração das aulas em 3D para a imprensa serão realizados durante a Reunião de Diretoria do Sistema Fiemt, que acontece nesta sexta-feira (25.01), às 08h, na sede da Fiemt, em Cuiabá.

Relacionadas

Leia mais

Sesi-MT oferece curso de Língua Portuguesa para haitianos
Sesi-MT realiza encontro para debater saúde e segurança do trabalhador da indústria
Emoção marca formatura do Ensino Médio nas escolas do Sesi-MT

Comentários