SESI-DF terá quatro equipes no Torneio Nacional de Robótica

Na estapa regional, realizada neste fim de semana, em Brasília, Albatroid, Legofield, Lego of Olympus e Megazord garantiram vaga para a disputa nacional, em março de 2018

Albatroid, Legofield, Lego of Olympus e Megazord vão levar a bandeira do Distrito Federal para Curitiba (PR), de 16 a 18 de março, para competir no Torneio Nacional de Robótica First Lego League (FLL). As quatro equipes são formadas por estudantes do Serviço Social de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (SESI-DF) – a primeira da unidade de Taguatinga e as outras três do Gama.

A cerimônia de premiação, na tarde de sábado (25), marcou o fim do Torneio Regional de Robótica FLL em Brasília. A programação se deu no SESI Taguatinga. A diretora do Centro de Inovação e Gestão do SESI-DF, Gricélia Melo, representou o superintendente, Albano Esteves de Abreu, e destacou a grandiosidade de todos os projetos apresentados pelas 14 equipes que competiram. “A robótica com certeza tem fundamental importância no processo de ensino e aprendizagem, tanto para os alunos, quanto para técnicos, coordenadores, juízes e até visitantes, que aprendem com os projetos apresentados”, disse.

Além de terem conquistado vaga para o nacional, Albatroid, Legofield e Lego of Olympus venceram o Champion’s Award, premiação dada às três equipes que melhor incorporam o espírito e a experiência da FLL. É um reconhecimento de que esses competidores adotaram plenamente os valores fundamentais do torneio e, ao mesmo tempo, obtiveram excelência e inovação nos quesitos analisados: Desafio do Robô, Projeto de Pesquisa e Core Values.

A DISPUTA - Os times têm até dez integrantes, de 9 a 16 anos, e até dois técnicos adultos. O tema escolhido pela FLL para a temporada 2017/2018 é Hydro Dinamics (hidrodinâmica, em inglês). Estudantes de todo o mundo estão desenvolvendo projetos que abordam a maneira como se lida com a água. As equipes precisaram apresentar soluções para a forma como o recurso é encontrado, transportado, usado ou descartado.

Além das quatro equipes que já garantiram as vagas no Torneio Nacional de Robótica, duas ficaram como suplentes. Assim, caso haja desistência ou problema que impeça as classificadas de participarem da competição, as suplentes serão acionadas: Retry, de Vitória (ES), e Lego Sailors, de Santa Maria (DF).

Outra equipe do SESI-DF que recebeu troféu no regional foi a Bisc8, da unidade de Sobradinho, que ficou em primeiro lugar na categoria Core Values, que verifica se os alunos trabalham em equipe e avalia a capacidade de inovação, criatividade e raciocínio lógico dos competidores.

Conheça as equipes classificadas e seus projetos:

Albatroid
Os estudantes do SESI Taguatinga propõem o uso de um sensor para controlar a quantidade de água que sai das torneiras nas residências. O monitoramento será feito pelo próprio morador com a ajuda de um aplicativo instalado em um tablet ou smartphone que vai mostrar em tempo real o consumo. A expectativa é que os moradores identifiquem onde gastam mais água e possam criar mecanismos para diminuir a vazão ou se conscientizar para usar menos. O grupo tem sido acompanhado por uma equipe de alunos do curso de Física da Universidade Federal de Goiás e por estudantes de Engenharia da Universidade de Brasília (UnB).

Legofield
Nesta temporada, a Legofield sugere um sistema de registro eletrônico para regular o fluxo de água. Os estudantes levaram em consideração a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) de uma média diária de 100 litros por habitante. A equipe propõe a instalação de um dispositivo nas entradas e saídas de água que controle a quantidade consumida. Todas as vezes que se atingir 50% do permitido no dia, a vazão será reduzida. Quando chegar a 100%, o fornecimento será cortado.

Para a elaboração do projeto, a Legofield conta com o apoio da UnB e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (SENAI-DF), além da Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb). Nas últimas duas temporadas da FLL, a equipe do SESI Gama se classificou para as etapas internacionais – a única do DF a conseguir tal feito. 

Lego of Olympus
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), 72% da água disponível para consumo no Brasil é destinada à agricultura. A área irrigável é de aproximadamente 29,6 milhões de hectares, superior à do Rio Grande do Sul. As informações chamaram a atenção da equipe Lego of Olympus, do SESI Gama, que propõe um sistema capaz de reduzir o desperdício no campo, sobretudo por pequenos agricultores.

Para a temporada, a equipe traz o Sistema de Irrigação por Método Automático, o Sima. O aparelho mede a umidade do solo para evitar que o agricultor faça irrigações desnecessárias. Com a ajuda de um hardware livre, um sensor detecta a umidade e envia informações sobre a necessidade de irrigar o solo. O agricultor tem controle do processo com a ajuda de um aplicativo para celular e tablet. O sistema é autossustentável e funciona com energia solar. Para o desenvolvimento do protótipo, o grupo tem ajuda de estudantes do curso de Engenharia da UnB e de profissionais do Senai-DF.

Megazord
A equipe reúne os competidores mais novos do SESI Gama, que têm de 11 a 14 anos. Os integrantes da Megazord buscaram uma solução caseira para diminuir o desperdício de água nas residências brasileiras. Durante as pesquisas, eles descobriram que cerca de 75% da água consumida numa residência é no banheiro, segundo dados da OMS. O vaso sanitário lidera o ranking do desperdício. A estimativa é que, a cada descarga, cerca de 12 litros sejam gastos.

Pensando nisso, a equipe propõe um produto bioecológico que altera as características de cheiro e de cor da urina. A substância é feita com água sanitária, anilina, óleo de citronela e bicabornato de sódio. Em contato com a urina, a solução tira o mau cheiro e a coloração amarelada, o que dá uma sensação de limpeza e diminui a necessidade de uma descarga por uso. Com a aplicação do produto, a descarga é necessária apenas para eliminar as fezes.

Veja a lista com os premiados em todas as categorias:

Prêmios especiais
Contra Todas as Adversidades: Lego Sailors (DF)
Estreia Iniciante: Crazy Robotic’s (DF)
Campeões dos Desafios do Robô: Retry (ES)
Voluntário Destaque: Guilherme – arena

Prêmios oficiais
Desempenho do Robô – Retry (ES)
Design do Robô – Megazord (DF)
Core Values – Bisc8 (DF)
Projeto de Pesquisa – Retry (ES)

Champion’s Award
1º lugar: Albatroid
2º lugar: Legofield
3º lugar: Lego of Olympus

Classificadas para o nacional
Albatroid
Legofield
Lego of Olympus
Megazord
Suplentes: Retry e Lego Sailors

Relacionadas

Leia mais

Cinco equipes representarão Goiás no Torneio Nacional de Robótica
Cinco equipes de robótica de Santa Catarina se classificam para etapa nacional do Torneio FLL
Equipes do SESI-RN garantem 1º e 2º lugares em etapa regional do Torneio de Robótica de Natal

Comentários