Serviços, organização no canteiro e automação são debatidos em palestra no Senai

FatecSenai Campo Grande foi palco de série de conferências sobre edificações, voltadas tanto para estudantes quanto para o público em geral

O ciclo de palestras sobre edificações, que foi realizado pela FatecSenai Campo Grande ao longo desta semana no auditório do novo bloco da instituição, colocou em pauta, na noite de ontem (20/06), assuntos como serviços tecnológicos na construção civil, organização no canteiro de obras e automação residencial e predial. As palestras foram voltadas para os alunos do curso técnico em edificações, mas também abertas ao público em geral, tendo por objetivo abordar assuntos ligados ao segmento da construção civil.

Para a supervisora do curso técnico de edificações da FatecSenai Campo Grande, Luciara Helena de Oliveira, o ciclo de palestras promoveu uma maior integração dos alunos. "Apesar de o nível de conhecimento ser diferente, todos estão conseguindo absorver bem as informações e também fazer contato com pessoas que já atuam no mercado", disse.

Controle

O coordenador de laboratório da Geotec Consultoria, Wander Ribeiro Homem, detalhou os serviços oferecidos pela empresa e ressaltou a importância do controle tecnológico. "Trata-se de estudos dos materiais utilizados em obras, por meio de ensaios físico-químicos. Esses resultados auxiliam na elaboração dos projetos, bem como na resistência da sua estrutura em alvenaria, fundação, estruturas metálicas, concreto, entre outros", pontuou.

Wander Ribeiro garante que o controle tecnológico ineficaz acarreta grandes consequências devido a erros de execução na obra, citando como exemplo a construção de uma ponte com problemas na fundação. "Por conta da ineficiência na compactação do solo a estrutura da ponte pode ceder", destacou. Já o engenheiro civil Adamário de Lana destacou os objetivos do planejamento de canteiros.

"A organização do canteiro de obras permite melhor utilização do espaço físico, maior aproveitamento disponível, além de possibilitar que homens e máquinas trabalhem com segurança e ainda minimiza, principalmente, as movimentações materiais, componentes e mão de obra", garantiu Adamário de Lana. O promotor técnico da Schneider, Ronni Barros Sousa, ministrou palestra sobre automação residencial, abordando o controle de iluminação, gerenciamento de energia e sustentabilidade.

Positiva

"Por meio da automação você consegue fazer leitura em quadros elétricos e com isso ter mais controle da utilização da iluminação externa dentro de um ambiente interno, e consequentemente ter uma redução no consumo", disse Ronni Sousa. Na avaliação do aluno do curso de edificações da FatecSenai Campo Grande, Alberto Nascimento de Araújo, 29 anos, o contato com especialistas da área serviu para mostrar todas as possibilidades de trabalho.

"Iniciamos a curso há poucas semanas e ouvir os profissionais é uma chance de aprofundar mais o conhecimento, pois ilustra a realidade do mercado", pontuou Alberto de Araújo. Da mesma forma pensa o também aluno do curso de edificações da FatecSenai Campo Grande, Kanyon Wauke Sturt, 16 anos. "Nos ajuda a conhecer mais a área e ter noções mais reais", afirmou.

Relacionadas

Leia mais

FatecSenai Campo Grande encerra quarta-feira as inscrições do vestibular
Vestibular da FatecSenai Campo Grande atrai dezenas de candidatos
Sindivest, FatecSenai e Omega Paper ajustam parceria para qualificação

Comentários