Série conta histórias de docentes da educação profissional

Agência CNI de Notícias publica de hoje, até 15 de outubro, um especial com histórias sobre docentes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI)

Os professores são um dos pilares fundamentais da educação. Cumprem papel na ampliação do acesso à escola, na melhoria dos índices de qualidade para cidadãos de todas as idades. Na educação profissional e tecnológica, não é diferente. Instrutores tornam-se incentivadores da participação dos jovens na sociedade e na economia do conhecimento pela via do trabalho qualificado. Para homenagear essa dedicação, a Agência CNI de Notícias publica de hoje, até 15 de outubro, um especial com histórias sobre docentes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

São experiências de quem conseguiu levar a formação para lugares distantes, para quem tem dificuldade de acesso a educação profissional, e para quem se dedica a melhorar a produtividade do trabalho no país. De acordo com o diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi, os docentes são um capítulo especial na história dos 73 anos de atuação. “Não fosse o compromisso de nossos docentes, o SENAI não poderia ter chegado a tantos locais e qualificado tantos brasileiros”, avalia ele, lembrando dos mais de 65 milhões de estudantes que passaram pelas salas, laboratórios e oficinas da instituição.

LEIA TAMBÉM

Atualmente, o SENAI conta com 15 mil docentes contratados. Há ainda outros que contribuem em cursos pontuais. Com o objetivo de qualificá-los, desde 2012, o Programa SENAI de Capacitação Docente oferece a todos eles formação permanente em suas áreas tecnológicas e também pedagógicas. De janeiro a outubro deste ano, foram oferecidas 9.550 vagas em 38 diferentes opções.

INOVAÇÃO NA SALA DE AULA – O programa permite que cada docente construa seu caminho de formação, focando em diferentes tipos de habilidades que ele mesmo julga mais necessárias. “Com isso, é possível desenvolver a carreira docente voltada para as especificidades da instituição”, diz o gerente-executivo de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI, Felipe Morgado. Além disso, destaca ele, o SENAI atua para que instrutores de todos os estados tenham qualificações semelhantes, padronizando o alto nível da educação oferecida nacionalmente.

Além dos aspectos técnicos e pedagógicos, há também um esforço de qualificar os docentes em inovação. O objetivo é garantir a eles a atualização permanente em sua área de atuação. “Esses cursos tentam fazer os docentes acompanharem a dinâmica acelerada das inovações tecnológicas, o que é especialmente importante para quem atua na educação profissional”, revela Morgado.

Relacionadas

Leia mais

Pesquisa do IBGE mostra grande desejo dos brasileiros por qualificação profissional
VÍDEO: Décio da Silva diz que SENAI estimula empreendedorismo
Tecnologia transforma profissões tradicionais

Comentários