SENAIHub traz inovação e tecnologia para desenvolver a indústria alagoana

O novo espaço facilita a concretização de ideias inovadoras por empreendedores locais

O SENAIHub é um ambiente para o desenvolvimento de soluções que vão promover a transformação digital da Indústria alagoana

Na noite dessa terça-feira, 21, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-AL) inaugurou, na unidade do Poço, o SENAIHub, um ambiente para o desenvolvimento de soluções que vão promover a transformação digital da Indústria alagoana, rumo à Indústria 4.0.

Também chamada de “Quarta Revolução Industrial”, a Indústria 4.0 visa à melhoria da eficiência e produtividade das empresas, por meio de mudanças nas formas de produção e dos modelos de negócios. Com seu laboratório de transformação digital, o SENAI deixa Alagoas na vanguarda da inovação e tecnologia.

Com palestra do estrategista futurista Gui Rangel, que trouxe informação sobre ciência, tecnologia, inovação e tendências para o futuro, e o robô NAO dando as boas-vindas aos convidados, a solenidade de entrega do SENAIHub à sociedade alagoana foi, realmente, um avanço.

“Sabemos que a inovação não é um processo que ocorre da noite para o dia, por isso, as empresas estão continuamente aprendendo. As economias desenvolvidas nos mostram que os esforços valem a pena, para a Indústria e para a sociedade”, disse o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA), empresário José Carlos Lyra de Andrade.

Tecnologia e inovação

Ele ressalta que Alagoas é o primeiro estado do país a ter o SENAIHub, o que demonstra, mais uma vez, o apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI) aos industriais locais. Em sua estrutura, o novo ambiente oferece prototipação eletrônica, equipamento de realidade virtual interativa, robótica avançada e planta didática que opera com base nos pilares da Indústria 4.0.

O SENAIHub vai promover o empreendedorismo inovador, atendendo à indústria com serviços próprios ou em rede com os Institutos SENAI de Inovação e de Tecnologia distribuídos por todo o país.

Apoio ao empreendedorismo

Na inauguração do novo ambiente de transformação digital, foi assinado termo de cooperação entre o SENAI, a Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), para execução do programa Geração do Hoje Indústria (GdH-I). 

Criado para transformar projetos de ideias em negócios inovadores, o GdH-I tem como foco empreendedores alagoanos que estejam ainda na fase de ideação dos seus projetos.

Por sua importância para o empreendedorismo alagoano, a inauguração do SENAIHub foi prestigiada por autoridades públicas e dirigentes de diversas instituições. Um dos convidados, o prefeito JHC manifestou apoio à iniciativa da Indústria, destacando que o SENAIHub surge no momento em que o estado e sua capital retomam o desenvolvimento econômico.

O prefeito maceioense ressaltou ainda que a tecnologia está cada vez mais presente na vida dos cidadãos e que o ambiente digital oferecido pela Fiea “demonstra nossa capacidade de inovar”.

O SENAIHub vai promover o empreendedorismo inovador, atendendo à indústria com serviços próprios ou em rede com os Institutos SENAIde Inovação e de Tecnologia distribuídos por todo o país.

Presentes

A inauguração do SenaiHub teve ainda a presença do alagoano Sérgio Moreira, diretor de Educação e Tecnologia da CNI, do vice-presidente da Fiea e presidente do Conselho Regional do Sebrae, José da Silva Nogueira Filho, do superintendente do IEL-AL, Hélvio Braga, do diretor-superintendente do Sebrae/AL, Marcos Vieira, dos secretários de Estado Sílvio Bulhões (Ciência e Tecnologia), que representou o governador Renan Filho, Rafael Brito (Educação) e Marcius Beltrão (Desenvolvimento e Turismo), do reitor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Josealdo Tonholo, do presidente da Fapeal, Fábio Guedes, e diversas autoridades da Indústria.

Relacionadas

Leia mais

Aluno do SENAI é medalhista de ouro em competição internacional da Samsung
SESI e SENAI promovem ações em homenagem ao mês docente
Tem Vaga! Podcast no túnel do tempo da história do SENAI

Comentários