O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e o Movimento Todos pela Educação foram os três agraciados do Prêmio Darcy Ribeiro de Educação, que chega à sua 13ª edição. A escolha é feita pela Comissão de Educação da Câmara, entre indicados por deputados e senadores. A homenagem consiste na entrega de medalha e diploma de menção honrosa.
O diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi, recebeu o prêmio pela entidade e falou das expectativas para o futuro. "Nestes 71 anos, o SENAI já capacitou 60 milhões de brasileiros. Até 2014, nós esperamos mais de quatro milhões de matrículas na educação profissional. Temos que pensar ainda nos royalties para a educação, para melhorar a cidadania e a competitividade, pois o critério mais importante para a competitividade no Brasil é a educação", destacou Lucchesi.
O vice-presidente da Câmara, deputado André Vargas (PT/PR), destacou o prêmio como forma de "valorizar a cultura e a educação". O deputado Alex Canziani (PTB/PR), que indicou o SENAI, também falou da importância da entidade para a educação. "Ao longo de todos esses anos, o SENAI tem feito sua missão: melhorar a educação profissional. E tem sido um grande parceiro nessa luta”, lembrou o parlamentar.
O ex-presidente Lula foi representado pelo presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Daniel Iliescu. Pelo Todos pela Educação, quem recebeu a homenagem foi a diretora-executiva do movimento Priscila Cruz.