SENAI promove competição de cibersegurança Capture the Flag

Disputa virtual acontece entre os dias 1º e 3 de junho. Time vencedor ganha curso prático de simulação hiper-realista de ataques cibernéticos

Jovem mulher trabalhando com computador à mesa. Conceito de ataque cibernético
Os vencedores terão 100% de desconto no curso prático Simulação Hiper-realista de Ataques Cibernéticos

Que tal participar de uma competição virtual e concorrer a um curso avançado de cibersegurança de graça? Entre os dias 1º e 3 de junho, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) promove o Desafio Cyber Capture the Flag (CTF). Os participantes serão divididos em dois times, que, por meio de movimentos de ataque e defesa no simulador, devem capturar o maior número de bandeiras.

Para isso, os interessados precisam ter conhecimentos e prática de utilização de sistemas operacionais baseados em Linux em nível intermediário e conhecimentos dos fundamentos de redes de computadores (protocolo IP, firewall, roteadores etc.). As inscrições estão abertas na Loja Mundo SENAI ao valor de R$ 100. 

O torneio é totalmente on-line e dividido em duas etapas: as eliminatórias nos dias 1° e 2 de junho, a partir das 18h; e a final no dia 3, no mesmo horário. O time precisa responder a perguntas ou realizar tarefas de segurança, as chamadas “flags”. No início da batalha, cada grupo recebe uma quantidade de moedas digitais que podem ser gastas para obter dicas. Ao final, eles são classificados pelo maior número de bandeiras capturadas e pela maior quantidade de moedas que ainda tiverem.

Os cinco integrantes do time vencedor do desafio terão 100% de desconto na matrícula do curso prático Simulação Hiper-realista de Ataques Cibernéticos, cujo valor atual é de R$ 2.560. O Cyber CTF é uma experiência competitiva para os hackers éticos colocarem em prática suas habilidades técnicas de segurança cibernética e que poderá ser demonstrada com o certificado de participação que será fornecido para todos os competidores. 

Serão apenas 40 vagas, então garanta a sua!

Desafio Cyber CTF - Capture the Flag - SENAI

Quando: 1º a 3 de junho, de 18h às 22h 
Inscrições: Loja Mundo SENAI
Prêmio: curso prático Simulação Hiper-realista de Ataques Cibernéticos
Público-alvo:
- Profissionais que trabalham na área de TI;
- Alunos e ex-alunos de cursos da área de TI de nível técnico e de nível superior.

Curso hiper-realista de ataques cibernéticos

O curso de aperfeiçoamento do SENAI foi desenvolvido com metodologia focada no trabalho em equipe, em habilidades de liderança e comunicação, além de conhecimento técnico de segurança cibernética. É totalmente on-line e prático, com exercícios imersivos e interativos.

Os cenários virtuais complexos simulam os incidentes cibernéticos que, cada vez mais, fazem parte da rotina das empresas. Em cada situação-problema dentro do simulador, os alunos são desafiados a identificar e bloquear o ataque, minimizar os danos ocasionados e implantar as ações de defesa.

“Um ataque cibernético não só impacta a reputação da empresa, como também pode ocasionar perda de informações e de receitas, prejuízos operacionais com a paralisação dos serviços e ainda sanções legais e administrativas. Ter profissionais capacitados é um dos principais fatores que contribuem para a prevenção e uma resposta rápida aos ataques”, ressalta o diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi.

Desde que lançou cinco academias de segurança cibernética, localizadas em Brasília (DF), Fortaleza (CE), Vitória (ES), Londrina (PR) e Porto Alegre (RS) em dezembro do ano passado, o SENAI tem ampliado a oferta de cursos e a prestação de serviços, como consultorias, para indústrias e a sociedade em geral.

Confira como funcionam as academias de cibersegurança

Relacionadas

Leia mais

Sob risco de ataques hackers, indústria aumenta demanda por profissionais de cibersegurança
Novos cursos EaD de aperfeiçoamento e pós-graduação para indústria 4.0
Segurança cibernética: primeiras turmas começam capacitação

Comentários