SENAI passa a integrar centro da Unesco para educação profissional

SENAI também assume novas responsabilidades, como fortalecer o intercâmbio com especialistas internacionais

O SENAI agora passa a integrar uma plataforma de discussão sobre educação profissional com mais de 3,5 mil especialistas de todo o mundo

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) a partir de agora é um centro da Unevoc, a unidade da Unesco voltada à educação profissional. Sediada em Bonn, na Alemanha, a entidade trabalha, desde 2002, para desenvolver e fortalecer as práticas de educação profissional em países em desenvolvimento ou em situação de pós conflito. 

Atualmente, existem 170 órgãos participantes dessa rede. No Brasil, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) e o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow Fonseca, do Rio de Janeiro, já estão associados à Unevoc. Entre outros benefícios, o SENAI agora passa a integrar uma plataforma de discussão sobre educação profissional com mais de 3,5 mil especialistas.

Entrando para o grupo, o SENAI também assume novas responsabilidades, como fortalecer o intercâmbio com especialistas internacionais nas áreas de ensino e tecnologia e a cooperação para desenvolver a educação em outros países.

De acordo com o diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi, a entrada para a rede vai aproximar o debate de alguns temas que se pretende aprofundar nos próximos anos. Entre eles, é possível citar o empreendedorismo na educação; a relação com a produção e consumo sustentável; e a revisão curricular para melhorar a articulação da educação básica com a profissional.

A primeira atividade como centro da Unevoc está marcada para 12 de agosto, em São Paulo, dentro da programação da WorldSkills São Paulo 2015. A competição mundial de profissões técnicas será realizada pela primeira vez na América Latina, entre 11 e 16 de agosto. Além das provas, haverá uma programação destinada ao debate sobre formação profissional.

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