SENAI participa de missão internacional com foco em Hidrogênio Verde na Alemanha

A atividade fez parte do programa H2Brasil, da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), em parceria com o Ministério de Minas e Energia

Comitiva composta por profissionais do SENAI de dez estados brasileiros
Comitiva composta por profissionais do SENAI de dez estados brasileiros

Profissionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de dez estados brasileiros participaram da missão Summer School da Universidade de Ciências Aplicadas de Colônia, na Alemanha. O evento internacional reuniu, entre os dias 11 e 15 de setembro, especialistas em Hidrogênio Verde e Energias Renováveis de todo o mundo.

A atividade fez parte do programa H2Brasil, da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), em parceria com o Ministério de Minas e Energia. Agora, o SENAI é uma das instituições contempladas com as primeiras bancadas didáticas pata ensino do tema Hidrogênio Verde no Brasil.

O Summer School promoveu uma imersão na perspectiva alemã sobre a economia do H2V e de Energias Renováveis. Os participantes realizaram visitas técnicas a projetos-piloto e a centros de pesquisa da cidade de Colônia e outras regiões da Alemanha.


“O Summer School foi uma excelente oportunidade de aprendizado e networking para colaborações com instituições alemãs, tanto na educação quanto na pesquisa e no desenvolvimento. Iniciativas como esta são sempre apoiadas pelo nosso diretor, Dr. Paulo André Holanda, pois permitem conhecer o que há de mais avançado no desenvolvimento da cadeia do Hidrogênio Verde para replicarmos no Ceará”, afirmou o especialista em Química do SENAI do Ceará, Marques Neto, um dos integrantes da comitiva.


Durante o evento, as pesquisas e os laboratórios da Universidade de Colônia foram apresentados, sob a coordenação dos professores Dr. Ingo Stadler e Dr. Throsten Schneiders e do pesquisador Moritz End.

A comitiva ainda teve a oportunidade de conhecer as iniciativas HyCologne e Köln Business e assistir a apresentações das empresas Neuman & Esser Group (NEA Group), que atua na área de eletrolisadores, e Emcel, voltada para células a combustível.

A programação também incluiu visitas ao canteiro de obras do eletrolisador de 1MW da empresa E.ON, responsável pelo Projeto Smart Quart; ao showroom da Toyota, fabricante do Mirai, carro movido a H2V; ao Centro de Pesquisa de Jülich; ao o Centro de Tecnologia de Célula a Combustível de Duisburg; à mina de carvão marrom de Garzweiler; e à siderúrgica da Thyssenkrupp, que prevê a descarbonização da indústria com a utilização de hidrogênio.

Participaram da missão representantes do SENAI de Alagoas, Goiás, Rio Grande do Norte, Paraíba, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso, Espírito Santo e Ceará.

Relacionadas

Leia mais

SENAI participa de missão no Japão com foco em hidrogênio verde e produtividade
SENAI desenvolve combustíveis sustentáveis para garantir meta de descarbonização do setor aéreo
Instrutores e alunos do SESI e do SENAI são premiados em competição internacional

Comentários