SENAI oferece mais de 25 mil vagas para cursos pagos e gratuitos

Há cursos de aprendizagem, técnicos e de graduação. A maioria é de cursos pagos, mas também há opções gratuitas

Você já sabe, mas não custa lembrar: a cada dia 15 dias, a Agência CNI de Notícias faz um levantamento nacional das vagas oferecidas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Dessa vez, são mais de 25 mil oportunidades em vários estados. Tem cursos de aprendizagem, técnicos e de graduação. A maioria é de cursos pagos, mas também há opções gratuitas, como é o caso do SENAI da Paraíba. Veja a relação completa de oportunidades em cada estado e garanta logo a sua vaga!

Alagoas

Cursos técnicos
O SENAI está com inscrições abertas para cursos técnicos nas áreas de eletricidade, segurança, automotiva, instrumentação, gestão, alimentos, construção civil, refrigeração, têxtil e vestuário, informática e logística. Veja a relação completa dos cursos no site do SENAI de Alagoas .


Bahia

Cursos técnicos
Na Bahia, o SENAI está com 4.500 vagas abertas para cursos técnicos nas modalidades presencial e a distância. As vagas presenciais são para as cidades de Alagoinhas, Barreiras, Camaçari, Vitória da Conquista, Ilhéus, Juazeiro, Lauro de Freitas, Luiz Eduardo Magalhães e Salvador. As inscrições podem ser feitas gratuitamente no site do SENAI da Bahia até o dia 30 de junho.

Ceará

Cursos técnicos
Em Juazeiro do Norte, o SENAI está com vagas abertas para os cursos técnicos em Segurança do Trabalho, Mecânica, Calçados e Manutenção e Suporte de Informática. As inscrições devem ser feitas na própria unidade, que fica na avenida Leão Sampaio, 839, Triângulo. O Horário de atendimento pela manhã é de 8h às 11h, a tarde de 13h às 16h e no período da noite de 18h às 19h. Para mais informações e ter acesso ao edital, é só entrar no site do SENAI do Ceará .

O SENAI também está com inscrições abertas para cursos no Centro de Formações Waldyr Diogo de Siqueira, na Barra do Ceará, em Fortaleza. As vagas são para os cursos técnicos em Eletrotécnica, Redes de Computadores e Telecomunicações. As inscrições podem ser feitas presencialmente na unidade ou no site do SENAI do Ceará .

Qualificação
Há inscrições abertas para cursos nas áreas de logística, construção, metalmecânica, automotiva, têxtil e vestuário, alimentos, refrigeração e climatização, dentre outras. São oportunidades para várias cidades do estado. Em algumas unidades, as aulas começam ainda neste mês. Veja a relação completa de cursos no site do SENAI do Ceará .

Curta duração
Essa é uma boa opção para quem quer ou precisa fazer um curso rápido. As vagas são nas áreas de eletroeletrônica, alimentos e bebidas, logística, automação, tecnologia da informação, meio ambiente, gestão, dentre outras. Para mais informações, acesse o site do SENAI do Ceará .

Distrito Federal

Aperfeiçoamento e qualificação
A unidade de Taguatinga do SENAI (Brasília) está com inscrições abertas para vários cursos nas áreas de tecnologia da informação, design, construção civil e marcenaria. A carga horária dos cursos varia de 8 a 200 horas aula. As oportunidades são disponibilizadas nos períodos matutino, vespertino e noturno.

As pessoas que já têm conhecimento em uma área e querem se especializar devem procurar os cursos de aperfeiçoamento que têm menor duração. Já os cursos com maior carga horária são os de qualificação que dão uma base mais sólida sobre a área estudada.

Os interessados devem ir ao SENAI Taguatinga e apresentar cópias de RG, CPF, e comprovantes de residência e de escolaridade. A unidade fica localizada na Área especial nº 2, Setor C Norte, Taguatinga. Para outras informações, entre em contato pelos telefones: (61) 3353 - 8715 e (61) 3353 – 8716. Veja os cursos disponíveis no site do SENAI do DF .

SENAI Gama
A unidade do Gama está com matrículas abertas para 17 cursos nas áreas de conhecimento de alimentos e bebidas, metalmecânica, segurança do trabalho e vestuário. Os interessados poderão optar por oportunidades na modalidade de aperfeiçoamento – como, por exemplo, o curso de Pães Especiais com 8horas/aula ou o de Comandos Elétricos, com 120horas/aula. Esta formação é ideal para aqueles que buscam aprimorar suas habilidades por meio de cursos complementares ou de atualização.

Há, também, o curso de Corte e Costura sob Medida na modalidade de qualificação profissional, com carga horária de 160 horas, indicada para aqueles que desejam desenvolver o conhecimento básico nesta área de atuação específica.

Para efetuar a inscrição, os candidatos devem comparecer à Central de Atendimento ao Aluno do SENAI Gama, portando documento de identidade e CPF (original e cópia), comprovante de escolaridade e residência, além de duas fotos tamanho 3x4. O endereço é Área Especial Entrequadras 2 e 8 - Setor Sul - Gama. Mais informações pelos telefones: (61) 3966 - 9300 e (61) 3384 - 3272. Veja a relação de cursos no site do SENAI do DF.

Goiás

Graduação tecnológica
O SENAI de Goiás está com inscrições abertas até o dia 23 de junho para os cursos superiores em Processos Químicos e Manutenção Industrial na Faculade de Tecnologia (FATEC) SENAI Roberto Mange, em Anápolis, Automação Industrial na FATEC SENAI Ítalo Bologna, em Goiânia e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores e de Logística na Faculdade de Tecnologia SENAI de Desenvolvimento Gerencial (FATESG), também em Goiânia. Para cada graduação tecnológica são oferecidas 50 vagas.

Cursos variados
Além da graduação, o SENAI também está com inscrições abertas para vários cursos de qualificação profissional e habilitação técnica, como eletricista instalador predial, mecânico de manutenção em refrigeração e climatização doméstica, mestre de obras, pedreiro, fresador mecânico, costureiro industrial, confeccionador de calçados, mecânico de máquinas industriais, assistente administrativo, mecânico de máquinas agrícolas, torneiro mecânico, técnico em mecânica, técnico em segurança do trabalho, técnico em logística, técnico em mineração, técnico em edificações e técnico em mecatrônica.

Mais informações pelos telefones: 4002-6213, em Goiânia ou no 0800 642-1313, para as demais localidades. Veja relação completa dos cursos oferecidos no site do SENAI de Goiás .

Maranhão

Cursos variados
Há inscrições abertas para cursos nas áreas de logística, informática, segurança do trabalho, metalurgia, eletricidade, construção e alimentos. Algumas turmas começam na próxima semana. Acesse o site do SENAI do Maranhão e confira a relação de cursos.

Mato Grosso

Mato Grosso
A Faculdade de Tecnologia (FATEC) SENAI de Mato Grosso está com processo seletivo aberto para graduação tecnológica. São 150 vagas para os cursos de Agroindústria, Gestão da Qualidade e Redes de Computadores. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de junho. As aulas têm início no segundo semestre de 2016 e os estudantes matriculados recebem um tablet para utilização durante o curso.

Podem participar do processo seletivo estudantes concluintes do ensino médio ou equivalente. Para isso, basta fazer a inscrição no site do SENAI de Mato Grosso . A taxa de inscrição é um quilo de alimento não perecível (exceto sal), que deverá ser entregue no dia da prova. Os produtos arrecadados serão destinados à instituições filantrópicas de Cuiabá. Mais informações pelos telefones: (65) 3612 – 1710 e (65) 3612 – 1712.

A distância
Cursos técnicos em Segurança do Trabalho, Edificações, Meio Ambiente, Automação Industrial e Manutenção em Suporte de Informática estão disponíveis na modalidade de educação a distância. Ideal para quem deseja continuar os estudos ou aprender uma nova profissão, mas não tem tempo para frequentar uma sala de aula durante a semana. Apenas 20% da carga horária do curso é presencial, aos sábados.

Ao todo, serão 550 vagas para os municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Barra do Garças, Cáceres, Juína, Rondonópolis e Sinop. Funcionários das indústrias garantem desconto de 20%. Saiba mais sobre os cursos no site do SENAI de Mato Grosso .

Mato Grosso do Sul

Cursos técnicos
O SENAI de Mato Grosso do Sul está com inscrições abertas para 1.350 vagas em 12 cursos de habilitação técnica de nível médio nas cidades de Aparecida do Taboado, Campo Grande, Corumbá, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Maracaju, Rio Verde, Sonora e Três Lagoas. Os interessados podem se inscrever até o dia 8 de agosto.

Para isso, basta ir até a unidade do SENAI mais próxima e levar uma foto 3x4, originais e cópias da certidão de nascimento ou casamento, RG, CPF, título de eleitor para maiores de 18 anos, histórico escolar do Ensino Médio e comprovante de residência atualizado. Para os homens, maiores de 18 anos, é exigido o certificado de reservista, de alistamento militar, certificado de dispensa de corporação ou de isenção.

Os cusros oferecidos são nas áreas de mecânica, automação industrial, edificações, eletrotécnica, segurança do trabalho, administração, química, logística, mineração, açúcar e álcool, manutenção automotiva e celulose e papel.

Para mais informações, acesse o site do SENAI de Mato Grosso do Sul , ou ligue para o SENAI da sua cidade:
Aparecida do Taboado: (67) 3565 – 8700
Campo Grande: (67) 3312 – 9400
Corumbá: (67) 3234 – 2800
Dourados: (67) 3411 – 2600
Naviraí: (67) 3409 – 3600
Nova Andradina: (67) 3441 – 4912
Maracaju: (67) 3458 – 5400
Rio Verde: (67) 3292 – 1747
Sonora: (67) 3254 – 3613
Três Lagoas: (67) 3509 - 5200

Graduação
O SENAI também está com inscrições abertas para o vestibular de inverno 2016 da Faculdade de Tecnologia (FATEC) de Campo Grande. As inscrições podem ser feitas até o dia 11 de julho para os cursos de Automação Industrial e Gestão da Produção Industrial. Mais informações pelo telefone: (67) 3312 – 9400 ou através do site do SENAI de Mato Grosso do Sul .

Minas Gerais

Cursos técnicos
O SENAI de Minas Gerais está com as pré-matrículas abertas para cursos técnicos e de especialização técnica de nível médio em diversas áreas profissionais para o segundo semestre de 2016. Ao todo, são 8.581 vagas em vários municípios. Antes de realizar a pré-matrícula gratuitamente no site do SENAI de Minas Gerais , o interessado deve procurar uma das unidades que ofertam o curso pretendido para obter informações sobre os valores da matrícula e mensalidade. O prazo para se inscrever vai até o dia 30 de julho.

Os candidatos serão selecionados por ordem cronológica e de acordo com o limite de vagas oferecidas para cada curso. Caso seja convocado para fazer a matrícula, o participante deve apresentar a documentação exigida no edital e o boleto bancário pago.

As unidades do SENAI entrarão em contato com o candidato pré-matriculado para agendar a data e o horário de realização das matrículas. Para o aluno que preencher a vaga até o dia 16 de junho, o SENAI oferece descontos de até 50% na matrícula e na última mensalidade do curso.

Paraná

O SENAI está com inscrições abertas para cursos ténicos em várias cidades do estado. Os interessados podem se inscrever até o dia 18 de julho na unidade do SENAI onde o curso será realizado. Ao todo, são mais de quatro mil vagas nas áreas de metalurgia, eletroeletrônica, administração, vestuário, química, segurança do trabalho, automação industrial, logística, dentre outras. Veja a relalão completa dos cursos e os valores no site do SENAI do Paraná .

Pará

Cursos técnicos e de aperfeiçoamento
Há vagas na capital e nas cidades de Bragança, Castanhal, Juruti, Paragominas e Santarém. Tem opções como Mecânico de Automóveis, Mecânico de Motocicletas, Eletricista de Alta e Baixa Tensão, Assistente Admnistrativo, Instalador Hidráulico, Auxiliar de Topografia, Modelista, denre outras.

Para se inscrever, os candidatos devem procurar a secretaria do SENAI onde deseja estudar, com os originais dos seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de escolaridade e comprovante de residência. Veja a relação completa de cursos em cada cidade no site do SENAI do Pará .

Paraíba

Cursos gratuitos
O SENAI da Paraíba está com vagas abertas para cursos técnicos e de aprendizagem gratuitos nas cidades de Campina Grande, João Pessoa e Bayeux. As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de junho no site do SENAI da Paraíba .

Pernambuco

Cursos de férias
O SENAI de Pernambuco está com inscrições abertas para 2.560 vagas em 82 cursos nas áreas de gestão, alimentos, robótica, automotiva, informática, construção civil, segurança do trabalho, telecomunicações, marketing, logística e eletroeletrônica. As vagas são para as unidades do SENAI de Jaboatão, Areias, Conecta, Paulista, Caruaru, Cabo, Araripina, Santo Amaro, Garanhuns e Petrolina. As inscrições devem ser feitas nas escolas onde os cursos serão realizados.

Os cursos são curtos, com valores a partir de R$ 58,80 reais. Um dos primeiros, Desenvolvimento de Aplicativos para Android, no SENAI Areias, começa no dia 4 de julho. Já o de Técnicas para Manutenção de Piscinas, disponível na Escola do Cabo, tem início no dia 16 deste mês. Para mais informações, acesse o site do SENAI de Pernambuco ou ligue para o telefone: 0800 600 9606.

Rio Grande do Norte

O SENAI está com 3.501 vagas abertas, distribuídas em 175 cursos ofertados nas unidades do SENAI em Natal, Parnamirim, Mossoró, Caicó e Santa Cruz. Além dos cursos na modalidade a distância, que podem ser iniciados a qualquer momento. Para mais informações, acesse o site do SENAI do Rio Grande do Norte .

Aulas nos fins de semana
O SENAI de Mossoró está com inscrições abertas para vários cursos de formação técnica e qualificação com aulas aos sábados e domingos. Entre os cursos ofertados estão: Primeiros Socorros, NR-10, NR-33 – Espaço Confinado, Autocad, Soldagem, Caldeireiro Industrial  e outros. Informações e pré-inscrição no site do SENAI .

Mais cursos
O SENAI tem vagas também para cursos nas áreas de mecânica automotiva, metalmecânica, eletroeletrônica, energia solar, mecânica geral, petróleo e gás, meio ambiente e gestão. Mais informações através to telefone: (84) 3204-8114. O atendimento é das 8h às 11h30 e das 13h30 às 21h.

Rondônia

Rondônia
Há vagas abertas nas unidades do SENAI de Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná e Vilhena. São cursos nas áreas de logística, gestão, automotiva, metalmecânica, construção civil, informática, dentre outras. Para ver a relação completa de cursos, acesse o site do SENAI de Rondônia .

Roraima

Roraima
O SENAI de Roraima abre inscrições a partir do dia 14 de junho para os cursos técnicos em Comunicação Visual, Confeitaria, Redes de Computadores, Manutenção e Suporte em Informática e em Segurança do Trabalho. As inscrições devem ser feitas pelo site do SENAI de Roraima até o dia 24 de junho. Não há taxa de inscrição.

Santa Catarina

Graduação
O SENAI de Santa Catarina está com inscrições abertas para cursos de graduação tecnológica nas cidades de Blumenau, Chapecó e Florianópolis. Tem opções como Tecnologia em Mecatrônica Industrial, Tecnologia em Alimentos Tecniologia em Automaçção Industrial, dentre outras. Para mais informações, acesse o site do SENAI de Santa Catarina .

Sergipe

Sergipe
Há vagas abertas para cursos nas áreas de alimentos, automotiva, metalmecânica, tecnologia da informação, automação e eletroeletrônica. A novidade é um programa que oferece até 50% de desconto na matrícula. Acesse o site do SENAI de Sergipe para ver as opções de cursos. Para mais informações, ligue para o telefone: (79) 3226-7223.

Tocantins

Há vagas abertas nas cidades de Palmas, Gurupi, Araguaína e Paraíso do Tocantins. Tem opções de cursos como Autocad, Informática Básica, Excel Avançado, Fabricação de Massas Frescas Italianas, Cabeamento Estruturado, Cortador Industrial, dentre outras. Acesse o site do SENAI de Tocantins para ter mais informações.

Todos os estados

A Agência CNI de Notícias faz um levantamento quinzenal para divulgar vagas que estão com inscrições abertas em todo o Brasil. Se você não encontrou a oportunidade que buscava, entre em contato com o SENAI do seu estado. Confira a relação dos sites do SENAI por região:

Norte
Acre
Amapá
Amazonas
Pará
Rondônia
Roraima
Tocantins

Nordeste
Alagoas
Bahia
Ceará
Maranhão
Paraíba
Pernambuco
Piauí
Rio Grande do Norte
Sergipe

Centro-Oeste
Distrito Federal
Goiás
Mato Grosso
Mato Grosso do Sul

Sudeste
Espírito Santo
Minas Gerais
Rio de Janeiro
São Paulo

Sul
Paraná
Rio Grande do Sul
Santa Catarina

Relacionadas

Leia mais

Educação profissional abre portas para a vida, diz primeiro medalhista do SENAI em competições internacionais
SENAI é apontado pela ONU como uma das principais instituições educacionais do hemisfério Sul
6 motivos para você procurar o SENAI

Comentários